Professoras falam de uso consciente de tecnologia

Publicado em 12 de março de 2015 às 15:29

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental receberam, no dia 12 de fevereiro, instruções a respeito do uso responsável de dispositivos móveis, em especial sobre aplicativos de comunicação e relacionamento disponibilizados nesses aparelhos, tais como o WhatsApp e o Facebook. A apresentação foi conduzida pela coordenadora do Departamento de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, com o suporte das orientadoras educacionais.

Já nos dias 2 e 6 de março, foi a vez de os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental se encontrarem com professoras e orientadoras educacionais para ouvir, sob diferente enfoque, a respeito de ética e responsabilidade na internet. Nesses encontros, a exposição esteve a cargo da professora de Tecnologia Educacional Verônica Cannatá, no que foi um primeiro passo para o trabalho de conscientização que terá sequência nas salas de aula ao longo do ano.

Na oportunidade, as professoras apresentaram dados variados sobre garantias e riscos na utilização daqueles aplicativos, abrangendo desde o amparo legal no uso de comunicadores instantâneos e das mídias sociais – a idade mínima para o uso do WhatsApp, por exemplo, é de 16 anos, e a do Facebook é de 13 anos – até os aspectos éticos relacionados à responsabilidade de cada usuário (ou de seus pais, caso ele seja menor de idade) sobre o conteúdo por ele compartilhado.

Um ponto importante também destacado na ocasião é o fato de, uma vez publicadas, as mensagens nunca mais poderem ser completamente apagadas da internet; outra questão levantada se relaciona com a interferência das posturas on-line no relacionamento social dos alunos com seus colegas, já que o enganoso sentimento de proteção oferecido pela ausência de contato físico pode estimular a postagem de mensagens inapropriadas. O diálogo com os pais, que a princípio poderiam prestar pronto auxílio aos filhos, também foi apontado como uma das boas práticas a que crianças e adolescentes podem recorrer para melhor compreender os direitos e deveres de cada um no mundo digital.