Professoras de tecnologia se apresentam em congressos

Publicado em 6 de julho de 2015 às 9:44

A coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, se apresentou na edição brasileira do BETT, feira que é referência em debates sobre educação em diversos países. Ela participou de dois momentos do evento, realizado entre 20 e 23 de maio: além de integrar uma roda de conversa, ela conduziu uma palestra abordando a presença da tecnologia educacional no Dante, percorrendo temas como o ensino de programação e a conscientização em termos de ética e segurança.

Já em junho, a assistente de coordenação de Tecnologia Educacional, professora Verônica Cannatá, participou do 6º Encontro Brasileiro de Educomunicação (Educom), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) entre os dias 10 e 12.

A professora Valdenice explicou que fazia algum tempo que não falava, em eventos, do ensino de programação, frente que sempre recebeu atenção no Dante. “É um tema que tem voltado à pauta geral, mas que nunca saiu de foco no Dante, pois aqui sempre aliamos o potencial da programação a outras atividades”, disse. “Temos frentes que se unem também utilizando essa lógica de ensino, como o trabalho interdisciplinar do NIDe e o desenvolvimento autoral de aplicativos por parte dos alunos, além do trabalho com robótica.”

A professora Verônica, por sua vez, fez, no Educom, um relato sobre o uso do ensino híbrido sob uma perspectiva da educomunicação, mais especificamente experimentando a metodologia nas aulas da oficina Dante em Foco. “Falei do modo com que trabalhamos para estimular reflexões sobre a diversidade”, disse. “Mas não pude deixar de notar a grande curiosidade do público a respeito do ensino híbrido na oficina, por meio do qual facilitamos e estimulamos o protagonismo dos estudantes nas aulas.”