Professor do Dante recebe prêmio por artigo publicado em revista internacional

Publicado em 11 de maio de 2023 às 10:06
Categorias:

O professor de letramento digital Rodrigo Abrantes recebeu o Prêmio Internacional de Excelência pela revista estadunidense “Ubiquitous Learning: International Journal” por seu artigo “Práticas Decoloniais na Plataforma Educativa CGScholar: Subjetivação, Ecologia de Saberes e Design de Textos Rizomáticos Multimodais”. O trabalho, escrito em parceria com a professora Souzana Mizan, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi premiado de acordo com os critérios delineados pelo processo de revisão por pares.

Publicado no início de 2022, o artigo relata a experiência de Rodrigo e Souzana na elaboração de um modelo on-line para o curso “A opção decolonial na formação de professores de línguas”, situado na área de linguística aplicada e ministrado por Souzana a docentes em formação.

O modelo do curso teve como propósito criar uma “sala de aula participativa”, de modo a promover uma “aprendizagem mais ativa” por meio de seus recursos digitais. “Na sociedade do conhecimento, o estudante não é aquele que simplesmente tem muito conhecimento; é aquele que sabe criá-lo. É o aluno mais participativo na criação do conhecimento”, explica o professor.

Artigo do professor Rodrigo Abrantes é premiado por revista internacional

Com o curso em funcionamento, além de ajudar Souzana e seus alunos a entender como a plataforma funciona e como gerar conteúdo para o ambiente digital, o professor colaborou para encontrar formas de se posicionar de modo a gerar uma interação e colaboração maiores entre os estudantes. Os resultados foram positivos: “Ela conseguiu fazer com que os alunos criassem mais. Temos amostras e discursos produzidos por eles que apontam para uma participação muito maior nesse ambiente”.

Formado em história na Universidade de São Paulo (USP), o professor Rodrigo Abrantes é doutorando na mesma instituição, pesquisando as conexões entre modelos de educação baseados em pedagogias inovadoras e educação crítica. Seu trabalho busca projetar experiências de tecnologia digital com princípios pedagógicos inovadores, de maneira a fomentar entre os alunos uma cultura de colaboração criativa, essencial para a sociedade do conhecimento.

No Dante desde 2016, ele integra o Departamento de Tecnologia Educacional e atua no atendimento a outros docentes, ministrando cursos on-line e colaborando na realização de projetos que envolvem tecnologia. “O Colégio sempre valorizou minha pesquisa, e estar nessa função relacionada à formação de professores me ajudou muito também nessa conquista.”