Passeio a apiário e sítio consolida projeto interdisciplinar do 2º ano

Publicado em 28 de agosto de 2023 às 18:02

Entre os dias 8 e 17 de agosto, os alunos do 2º ano visitaram dois destinos rurais, o Sítio Sassafraz e o Apiário Nona Emília. As visitas foram realizadas como parte do projeto interdisciplinar “Muito Além do Mel”, que contempla assuntos gerais sobre abelhas em todas as disciplinas.

Apiário proporciona interação com abelhas no Sítio.

Os dantianos foram divididos em turmas, alguns foram ao sítio primeiro e outros ao apiário. No passeio ao Sassafraz, os jovens aproveitaram o café da manhã, alimentaram os animais da fazenda, plantaram vegetais na horta e finalizaram o roteiro com um almoço. Durante as atividades na fazenda, as crianças vivenciaram uma realidade diferente da metrópole, sentindo-se estimuladas ao contato com a natureza. “Para eles foi muito interessante o contato com o mundo rural, porque nós vivemos numa grande cidade. Lá no sítio eles manifestaram que aquele era um lugar de mais silêncio, paz e tranquilidade, em que aparentemente o tempo flui de uma forma diferente. Eles também gostaram muito do contato com os animais”, relatou a professora Mariana Vasconcellos.

Apiário proporciona interação com abelhas no Sítio.

No Apiário Nona Emília, foi apresentada uma proposta relacionada ao projeto interdisciplinar sobre as abelhas. Durante a visita, os jovens tiveram uma palestra sobre as diferentes espécies de abelhas, acompanharam a produção de mel e suas formas de armazenamento, interagiram com abelhas sem ferrão e provaram os favos produzidos no apiário. “O estudo do meio é muito importante para as crianças nessa idade, a vivência é impactante para eles, quando os alunos estão ali, isso é muito importante”, ressaltou Mariana.

As visitas ao Sítio Sassafraz e ao Apiário Nona Emília foram fundamentais para a continuação e o progresso do projeto interdisciplinar que seguirá até o final do ano. “O passeio foi a consolidação desse projeto, não só a consolidação porque eles têm outros materiais. Nós já fizemos um desdobramento da viagem. Nós sempre fazemos uma conversa, e eles preencheram uma folha de atividade com o que eles mais gostaram durante o passeio”, contou a professora.