Parceiro do Dante, restaurante Quitanda promove campanha contra desperdício de alimentos

Publicado em 17 de maio de 2023 às 13:19
Categorias:

De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), cerca de 17% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, seja no processo de produção, seja por fatores comportamentais em diferentes etapas do consumo. No Brasil, um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que cada pessoa rejeita em média 41,6 kg de alimento por ano, o que significa que nesse período 8,6 milhões de toneladas de comida são descartadas no país.

Ciente de que esse problema deve ser discutido com as crianças desde cedo, o restaurante Quitanda Escolas, parceiro do Dante desde o início de 2022, quando inaugurou uma unidade no Colégio, promoveu na semana entre os dias 8 e 12 de maio uma campanha de conscientização sobre a importância do consumo integral dos alimentos.

Restaurante Quitanda promove campanha contra desperdício de alimento

A ideia foi mostrar aos alunos que é possível preparar refeições nutritivas e saborosas com as partes menos convencionais dos alimentos, evitando assim o desperdício. Para isso, a equipe de nutricionistas da Quitanda incrementou o cardápio com uma série de complementos: foram servidos, por exemplo, vinagrete com casca de melancia, farofa com talos de couve e molho pesto à base de folhas de beterraba.

O restaurante ainda enviou e-mail a pais e alunos com informações sobre a campanha e espalhou em seu salão cartazes com curiosidades e benefícios de alimentos como abóbora, cenoura, beterraba, abobrinha, batata e brócolis. O material de divulgação contou com a figura simpática do “Come Tudo”, mascote do Quitanda inspirado no game que fez sucesso nos anos 1980 e 1990. Adesivos com sua imagem também foram distribuídos aos estudantes.

Campanha da Quitanda contra o desperdício de alimentos

Além de suas implicações socioeconômicas, o desperdício de alimentos prejudica o meio ambiente, uma vez que potencializa a emissão de gases que causam o efeito estufa, principal responsável pelo aquecimento global.

“A Quitanda é uma empresa totalmente preocupada com a sustentabilidade e com o desperdício de alimentos: controlamos o que é produzido e o que é descartado. E a campanha é uma forma de incentivar as crianças e os pais a consumirem integralmente não só o que é colocado na bandeja mas também o alimento comprado, utilizando suas cascas, folhas e talos”, explica a nutricionista da Quitanda Escolas Vanessa Mellão, que atua na unidade do Dante.

Ainda de acordo com Vanessa, a campanha de conscientização para o aproveitamento integral dos alimentos deve ser retomada em outras oportunidades ao longo do ano.

Restaurante Quitanda faz campanha contra desperdício de alimentos

Abaixo, confira as preparações servidas no restaurante na semana da campanha:

• Brócolis gratinado: brócolis com os talos e folhas com molho bechamel e queijo parmesão;
  • Farofa de couve: couve com os talos refogada com temperos e farinha de mandioca;
  • Abóbora assada com ervas: abóbora japonesa assada com casca e temperada com ervas frescas;
  • Beterraba ao molho de pesto de folhas: beterraba assada com a casca e molho pesto com as folhas da beterraba;
  • Batata bolinha ao vinagrete: batata bolinha com casca cozida com vinagrete;
  • Cenoura assada ao molho pesto de folhas: cenoura assada com casca e molho pesto com as folhas da cenoura;
  • Vinagrete de casca de melancia: casca da melancia cortada em cubinhos com tomate, cebola e salsa.