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O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 gerou incertezas e debates nos diferentes setores da sociedade. A preocupação, sobretudo no meio acadêmico, estava em torno do aspecto ético de sua utilização. Nesse cenário, o Dante promoveu na última quarta-feira, dia 26 de julho, uma palestra para seus professores cujo tema foi “Inteligência artificial: que inteligência é essa?”.
Como sugere o próprio nome, o evento teve como objetivo explicar o funcionamento de aplicativos munidos de inteligência artificial (IA) e abordar implicações de seu uso na educação, além de apresentar novidades em seu ensino no Colégio.
“O professor, assim como o aluno, precisa compreender a interface da inteligência artificial para, além de entender a lógica, refletir sobre seus impactos e as possibilidades para um uso ético, crítico e seguro”, afirma a coordenadora de tecnologia educacional, professora Verônica Cannatá, que ministrou a palestra no auditório Miro Noschese.
O evento também contou com a participação de Rodrigo Assirati, professor de STEAM-S e especialista do Colégio no assunto. Em sua exposição, ele falou sobre as tecnologias empregadas em ferramentas de inteligência artificial e ressaltou a importância de o tema ser tratado de forma multidisciplinar.
“Inteligência Artificial extrapola a área de tecnologia. Haverá desdobramentos para todos os segmentos. É fundamental que os alunos saibam que terão contato com isso em suas vidas, e eles precisam entender como a IA funciona. Assim, eles saberão o que ela fará de bom e de ruim, e quais são as implicações do uso”, explica o professor.
Ações do Colégio
Ao retomar sua fala, a professora Verônica elencou algumas das medidas já implementadas no Dante em relação à inteligência artificial. Dentre elas estão o “QuarTE – Quartas com Tecnologia”, grupo de estudos no qual professores de diferentes disciplinas se reúnem mensalmente para aprofundar discussões e acompanhar as novidades sobre IA, o incentivo ao quadro docente a participar de formações em cursos, workshops, fóruns e palestras, e a eletiva “Tecnologias para melhorar o mundo: inteligência artificial”, oferecida desde 2018.
Além disso, a coordenadora anunciou novas ações, tais como:
- aula técnica sobre inteligências artificiais generativas (capazes de imitar a inteligência humana na geração de textos, imagens, áudios etc.) para alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, no início do segundo semestre;
- inclusão, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, do eixo estruturante “Inteligência Artificial” no currículo de STEAM-S;
- redação, alinhada ao regimento escolar, de protocolo pelo Departamento de Tecnologia Educacional com o apoio de orientadoras educacionais e professores, com o intuito de nortear ações de professores e alunos.
“O letramento de inteligência artificial é necessário e urgente, para que não haja um uso equivocado por desconhecimento ou mau uso desta tecnologia que é tão poderosa”, conclui a professora Verônica.