High School fala de gastronomia e empreendedorismo

Publicado em 12 de abril de 2016 às 13:29

Alunos do Dante High School receberam, em 31 de março, Murilo Rodrigues, representante da Le Cordon Bleu, uma rede internacional de escolas de gastronomia e culinária. Na ocasião, ele falou das possibilidades de conciliar essa área com o empreendedorismo.

Para abrir o encontro, Murilo tratou de enfatizar o lugar de destaque que os alimentos ocupam na vida das pessoas. Utilizando, como exemplo, a teoria da hierarquia de necessidades de Abraham Maslow*, ele lembrou que, além de essenciais para a sobrevivência, os alimentos também servem como “mediadores” de momentos de sociabilização.

“A alimentação vai além das necessidades fisiológicas, básicas. A comida está envolvida em tudo, como festas e comemorações. Além disso, ela também é permeada por uma simbologia. Por exemplo: a feijoada, tão comum a nós, se torna muito mais simbólica quando moramos fora do país, pois ela nos remete aos nossos momentos em família, com os amigos”, disse.

Conciliando gastronomia e empreendedorismo, Murilo falou de ex-alunas brasileiras que, depois de se formarem (em alguma unidade no Brasil ou não), decidiram tocar seus próprios projetos no país. Uma das pessoas perfiladas foi Bruna Leite, que atua como “personal chef” – um chef que pode ser contratado para preparar jantares na casa dos clientes. Ele também lembrou de Morena Leite, chef que, além de ser responsável por um restaurante, conduz dois projetos sociais de educação profissional para a comunidade.

Mas, como acontece em qualquer área, Murilo fez questão de desconstruir tanto a ideia romântica de ser chef quanto a de ser empreendedor. Apresentou uma matéria sobre a dureza nessa carreira e salientou: “Empreendedorismo é sobre assumir riscos. E as pessoas também não devem ter ideias românticas sobre a carreira de chef. Não se deve pensar, por exemplo, que, por terem se graduado na maior escola de culinária do mundo, nunca mais vão precisar descascar batatas”, disse.

Para encerrar o encontro, Murilo realizou uma videoconferência de dez minutos com um colega em uma unidade da escola em Paris, na França. Além de se animarem com a descoberta de um espaço de ensino internacional, os alunos também se divertiram com a empolgação dos próprios integrantes da escola francesa, surpresos por estarem ali conversando com brasileiros.

*A teoria de Maslow, que apresenta a hierarquia de necessidades dos seres humanos, tem, em sua base, questões Fisiológicas, como a respiração, a comida e o sono. Garantido isso, o humano teria mais facilidade em seguir para as próximas etapas da “pirâmide”, que consistem em questões de Segurança (segurança do corpo, do emprego, de recursos, da família), de Amor/Relacionamento (amizade, família, intimidade), Estima (autoestima, confiança, respeito dos outros e aos outros) e, no topo, características de Realização Pessoal (moralidade, criatividade, solução de problemas, ausência de preconceito).