Padre realiza palestra a alunos da Crisma no Dante

Publicado em 3 de maio de 2012 às 14:07

Os alunos da Crisma do Colégio Dante Alighieri participaram, no dia 2 de maio, de uma palestra chamada “O projeto de Jesus”. A aula foi dada pelo padre Edgar Delbem, membro do Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado, situado em Tremembé, no interior de São Paulo. Padre Edgar já veio outras vezes ao Colégio proferir palestras e deve retornar para oficiar uma missa antes da Crisma.

Para ele, o projeto de Jesus Cristo é mostrar a importância de haver uma “inter-relação afetiva” entre humanos e Deus. “Cristo veio revelar aos homens que nosso Pai, que nos criou, é extremamente afetivo. Ele veio mostrar que a felicidade é possível de ser construída em vida, e que para isso as pessoas precisam zelar por uma inter-relação afetiva entre elas mesmas e Deus. E, nesse caminho, Jesus é a ponte”, explicou.

Padre Edgar explicou que a inter-relação está cada vez mais difícil, inclusive com o surgimento de novas tecnologias. A internet e as mídias sociais digitais, segundo ele, geram uma falsa sensação de relacionamento sincero entre as pessoas. “As pessoas estão sabendo de tudo o que ocorre no mundo, e isso gera um grande sentimento de inter-relação. No entanto, o contato afetivo está caindo muito. Parem e pensem: quanto tempo vocês dedicam diariamente à internet, e quanto tempo dedicam aos seus familiares?”, questionou.

De acordo com o religioso, esse isolamento é consequência de um “egocentrismo anacrônico”, que só pode ser resolvido com o balanceamento dos focos dos adolescentes. “A chave da sabedoria é o meio-termo. É difícil ser uma pessoa preparada sem acesso às novas tecnologias, mas também não podemos depender delas”, complementou.

Padre Edgar, que trabalha com educação em escolas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, destacou que falar com adolescentes é bastante propício para colher bons frutos. “Quanto antes educarmos as crianças, melhor. Até os 18 anos, os adolescentes são dóceis ao desenvolvimento. É um terreno muito fértil de lidar. Os adultos, por outro lado, já têm suas bases formadas. Aderem a algo se quiserem ou simplesmente rechaçam se preferirem”, concluiu.

Para a coordenadora voluntária da Crisma, Valéria Torrezan, o palestrante atingiu o objetivo: estimular a reflexão por parte dos adolescentes. “Edgar bateu na tecla do egocentrismo anacrônico, mostrando que os jovens se envolvem muito com os dispositivos tecnológicos e se esquecem do mundo à sua volta. Ele atingiu o nervo central das dificuldades que nós, como catequistas e educadores, vemos nos jovens, e, com isso, sua apresentação foi de grande valia ao curso”, concluiu.