Padre Juarez de Castro vem ao Dante falar de crisma

Publicado em 17 de março de 2014 às 14:02

O padre Juarez de Castro veio ao Colégio Dante Alighieri, em 26 de fevereiro, para falar com alunos e catequistas sobre a crisma. Na ocasião, ele tratou dos sacramentos de Cristo e da importância de as pessoas seguirem, por decisão própria, os ensinamentos da religião.

Ele afirmou, por exemplo, que é um equívoco transmitir e entender o cristianismo simplesmente como uma série de imposições e obrigações. “Vocês não devem ver os procedimentos como uma imposição, algo chato. Não devem ver obrigação em fazer a eucaristia ou ir à missa, e sim compreender sua importância e beleza e, com isso, decidir por conta própria o que querem fazer”, explicou.

O padre comentou que, atualmente, as pessoas fazem a crisma somente quando têm maturidade para entender a responsabilidade que estão aceitando em suas vidas. “Antigamente, a Igreja achava que o ideal era a criança ser batizada, e, assim que possível, começar a fazer a crisma. Hoje em dia, prefere-se continuar [os sacramentos] quando os indivíduos têm maturidade para saber o que querem da vida”, disse.

Outros assuntos foram abordados pelo padre Juarez. Além de falar sobre a atuação da Igreja no campo da ciência, ele respondeu a perguntas relacionadas à transparência da instituição em assuntos variados e polêmicos, como o de abusos sexuais infligidos a menores de idade por parte de sacerdotes.