Orientador educacional, Leo Fraiman palestra sobre “tendências e competências para a vida no futuro”

Publicado em 31 de agosto de 2022 às 18:24
Categorias:

Dando sequência ao ciclo de palestras que integra o programa “Escola da Família”, o Dante promoveu no dia 17 de agosto uma videoconferência com o psicoterapeuta e orientador educacional Leo Fraiman, parceiro do Colégio nesta iniciativa. A conversa, transmitida a pais e responsáveis, teve o seguinte tema em discussão: “Tendências e competências para a vida no futuro: construindo projetos de vida com sentido”.

Criado em 2022, o “Escola da Família” visa estreitar os laços entre esses dois importantes eixos da comunidade dantiana. O projeto, fruto de uma parceria com profissionais de diversas áreas, oferece conteúdos e palestras com o intuito de lançar luz e ampliar o diálogo sobre assuntos ligados ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Em quase uma hora e meia de exposição, Leo Fraiman discorreu sobre mudanças e novas demandas que emergiram na sociedade contemporânea. Assim, ele elencou algumas tendências com as quais as famílias terão de lidar no futuro, sendo uma delas o empoderamento infantil.

Sobre esse tema, o educador afirma que a sociedade em geral está mais ciente das necessidades da criança, porém ele adverte que os pais devem impor limites às suas vontades. “Precisamos dar à criança a chance de ser o que de melhor ela pode vir a ser. Isso não significa fazer tudo o que ela quer. Se for assim, ela nunca vai ser adulta. Hoje, infelizmente, vemos muitas pessoas de 30, 40 anos agindo como se fossem crianças no trânsito, no shopping e por aí vai.”

Na segunda parte de sua palestra, Leo Fraiman destacou as competências “fundamentais para vivermos bem neste mundo real”. De acordo com ele, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas “nas situações simples da vida”. “Ou seja, na hora de pagar o caixa do mercado, quando agradecemos ao motoboy. Por isso, é preciso aproveitar as oportunidades diárias para trabalhar disciplina, comprometimento e, então, parar de elogiar nota, de ficar gastando energia em perfis de redes sociais. Para os seus filhos vai ser bom estudar arte, dormir, jogar bola, ler um bom livro, pôr a mesa da sala, cantar.”

Leo Fraiman

Uma vida com sentido

O especialista em psicologia educacional disse ainda que a “construção de uma vida com sentido” se dá por meio de três pilares: “O primeiro é o sentir a vida. Quando você está 100% focado em determinada tarefa, a sua felicidade aumenta. Por isso é função do pai tirar o celular do filho e ensiná-lo a fazer uma coisa por vez”.

O segundo pilar é o direcionamento, ou seja, a busca pela evolução. “Estou tentando melhorar como pessoa? O que vou fazer com a nota ruim que tive? Vou aproveitar para crescer ou ficar resmungando? O que de melhor posso fazer com essa realidade?” Já o “terceiro aspecto do sentido tem a ver com significado, para entendermos o que realmente é a felicidade. O médico é feliz quando o paciente se cura. A mãe é feliz quando o filho se desenvolve. A felicidade não tem a ver com egoísmo. É sobre lidar com a tristeza com sabedoria”.

Coordenadora da orientação educacional do Dante, a professora Miriam Guimarães agradeceu a parceria de Leo Fraiman e ressaltou a importância da aproximação entre família e escola. “Quanto mais estivermos envolvidos, mais chance teremos de formarmos uma comunidade forte. É mais fácil enfrentar todos esses desafios quando refletimos juntos. Precisamos de uma comunidade dantiana forte para lidar com as novas demandas.”

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!