Contadores interpretam obra “O acendedor de sonhos”

Publicado em 28 de março de 2013 às 15:11

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri assistiram, no dia 22 de março, a uma apresentação oral da história do livro “O acendedor de sonhos”. Os contadores Vítor Freire e Anna Carolina Longano foram os responsáveis pela interpretação da obra escrita pelos franceses Dorothée Piatek e Gwendal Blondelle.

Na obra, um personagem repete a frase “A Terra é um presente valioso que temos de preservar” a todos os que passam ao seu redor. Em dado momento, um transeunte questionou o porquê da insistência em tal afirmação. Nesse momento, ele conta a história de um gigante que caminhava pela Terra com uma pequena lanterna que iluminava tudo o que estivesse perto, enquanto o resto do planeta vivia em uma constante escuridão. O gigante conhece, então, uma jovem garota que está interessada em fazer o planeta voltar a ser como era – iluminado e bonito –, e a ajuda a obter sucesso em sua missão.

Em meio a diversas ações engraçadas que provocaram gargalhadas nos alunos, a releitura oral e representativa da obra, que fora previamente lida por eles, envolve uma mensagem de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Os contadores fazem uma leitura diferenciada de um trabalho com que os alunos já tiveram contato e fizeram suas interpretações. Desse modo, eles, enquanto se divertem, recebem, de forma lúdica, novas mensagens relacionadas à conservação do meio ambiente”, destacou a coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, profª Symone Oliveira.