O arraiá da saudade: após dois anos, Festa Junina volta a acontecer presencialmente no Dante

Publicado em 15 de junho de 2022 às 14:02
Categorias: , ,

O dia 11 de junho de 2022 ficará marcado na história do Dante. Após dois anos sendo realizada no formato virtual em função da pandemia, a tradicional Festa Junina voltou a acontecer presencialmente no Colégio, reunindo cerca de 10 mil pessoas em um evento com mais de 10 horas de duração.

No ginásio, as famílias puderam acompanhar as lindas danças dos alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, divididos em 11 sessões de apresentações. Os formandos da 3ª série do Ensino Médio também fizeram sua festa no final do dia, com uma quadrilha que misturou músicas caipiras e modernas, em uma despedida divertida do Colégio.

“A Festa Junina sempre foi um marco no nosso ano letivo. É uma festa tradicional, da qual eu, particularmente, sempre gostei demais, e esse retorno nos trouxe muita alegria”, disse a diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, professora Angela Martins. “Gosto muito de pessoas e de me relacionar, e o Dante tem esse valor, que é o acolhimento. Estamos muitos felizes com a participação maciça das famílias envolvidas, então é um sentimento de gratidão mesmo”, acrescentou.

Festa Junina

Uma festa multicultural

Com o tema “Ritmos do Brasil”, a celebração valorizou a diversidade cultural brasileira, contemplando arranjos de todas as regiões do país, como o carimbó (Norte), o baião (Nordeste) e a catira (Centro-Oeste e Sudeste), além, é claro, das tradicionais quadrilhas. As apresentações ainda contaram com música ao vivo, uma novidade proporcionada pela parceria com a banda Histórias de Brincar, que tornou o evento ainda mais vibrante.

“Fizemos algumas reuniões e pensamos em contemplar as mais variadas regiões do Brasil, então fomos buscando ritmos de diferentes locais. Todo o projeto da Festa Junina é trabalho da área pedagógica, então trabalhar com esses ritmos nos diferentes anos foi importante”, afirmou a coordenadora do Departamento de Música, professora Gabriela Abdalla. “A banda veio para trazer uma força maior e esses ritmos presenciais. É para a vivência ser ainda mais forte e estar mais presente durante o ciclo junino – não só no dia da festa mas também durante todo o processo que tivemos, desde maio, quando trabalhamos nas aulas de forma interdisciplinar”, explicou.

Brincadeiras e sabores juninos

Entre as principais atrações, o destaque é o tradicional bingo beneficente, organizado pelas mães da Comissão de Pais do Dante Alighieri (CPDA), que neste ano destinou o dinheiro arrecadado para a ONG Lar Vinícius. Em 2022, as crianças voltaram a se divertir nas barracas de jogos e nos diversos brinquedos infláveis distribuídos entre as quadras, além de participarem de uma oficina de slime, espécie de massinha de modelar que os pequenos usaram para criar formas e se entreter.

Outro elemento de grande sucesso no evento foi a comida. Além dos pratos típicos de Festa Junina, como milho, tapioca e churrasco, havia barracas oferecendo churros, pastéis, frutas com chocolate e crepes, entre outras delícias que tornaram o dia mais especial para alunos e familiares.

Festa Junina do Colégio Dante Alighieri
Festa Junina do Dante Alighieri