Novos alunos e seus pais recebem boas-vindas

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 17:46

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 30 de janeiro, um encontro especial com alunos novos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, seus pais e profissionais da área pedagógica. Na ocasião, orientadoras educacionais e coordenadoras trataram da integração dos novos dantianos e destacaram a realização de atividades para compensar diferenças curriculares das outras escolas, aprimorando assim o aproveitamento no ano letivo. Depois do encontro, os novos alunos foram conhecer, acompanhados das orientadoras educacionais, as estruturas da instituição.

Na abertura, a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, deu as boas-vindas aos novos dantianos e explicou a proposta da integração. “Esse é um encontro importante, pois aborda nossa intenção de mostrar os caminhos que temos aqui dentro, para que os novos alunos conheçam nosso dia a dia e se adaptem às novidades e às singularidades que toda escola tem”, afirmou.

Já a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, observou que as orientadoras estão à disposição de pais e alunos para sanar dúvidas e tranquilizá-los com a integração. “Sempre há, no fim de ano, certo receio a respeito da integração dos novos alunos no ano seguinte. Mas, felizmente, já na primeira semana de aula ninguém mais consegue diferenciar quem são os alunos novos. O Dante é uma grande família”, afirmou. “Contem conosco sempre. Vocês perceberão que cada aluno é visto como único por nós, conhecido em suas particularidades. Se for necessário, daremos colo a ele, tanto quanto poderemos dar puxões de orelha”, disse.

A orientadora educacional Cláudia Meletti falou, por sua vez, das mudanças de perfil dos estudantes no século 21, abordando a atenção que o Dante e outras escolas têm dado a competências socioemocionais. “Estamos pensando no mundo que estamos entregando para a próxima geração, e a reflexão faz parte de uma formação integral muito mais ampla, diária e consistente. Entre essas habilidades, levamos em conta, por exemplo, empatia, resiliência, criatividade, comunicação e capacidade de adaptação”, explicou.

Na sequência, a orientadora educacional Thatiana Segundo lembrou que grande parte das ações desempenhadas pelos alunos no decorrer do dia são registradas pelo professor e reproduzidas em um diário digital, que pode ser acessado no HomeDante. “Com isso, os pais poderão saber, pouco depois da aula, se os alunos se atrasaram, foram à enfermaria ou se deixaram de fazer a lição, por exemplo. É um passo importante, pois certos padrões podem representar alguma dificuldade que o adolescente tem tido”, explicou.

A fim de garantir a adaptação dos alunos, serão realizados em fevereiro projetos pedagógicos especiais em três áreas: Matemática, Italiano (que será realizado também nos próximos meses) e Tecnologia Educacional. Para falar de cada proposta, as coordenadores das respectivas disciplinas – professoras Gladys Canale, Angela Angoretto e Valdenice Minatel – se apresentaram e ficaram à disposição dos pais e dos alunos. Mais informações sobre essas atividades podem ser obtidas com os próprios coordenadores pelo telefone 3179-4400, ramais 4199 ou 4234.

A professora Valdenice também falou da integração da tecnologia ao currículo do Dante. “Optamos pela tecnologia em diversos usos, até porque hoje em dia não conseguimos mais nos conceber distantes dela. Por essa razão, trabalhamos refletindo sobre como nos apropriamos dessa ferramenta e também como podemos colaborar com a construção da cidadania digital”, disse. A professora Valdenice também abordou temas como segurança, ética e responsabilidade na era digital.