Novo semestre, novo título: equipe dantiana masculina sub-14 vence Torneio Dante de futsal

Publicado em 1 de setembro de 2022 às 13:34
Categorias:

A equipe masculina de futsal sub-14 fez bonito e aumentou nosso quadro de medalhas e troféus. No dia 11 de agosto, nosso time venceu o Torneio Dante, realizado aqui mesmo no Colégio, conquistando o décimo título do Esportes do ano.

O torneio triangular tinha como integrantes os representantes dos seguintes colégios: Dante Alighieri, Escola Móbile e Escola Nossa Senhora das Graças – Gracinha.

O caminho para o troféu

Equipe masculina de futsal sub-14 após conquista do Torneio Dante

O primeiro confronto da competição foi entre o Dante e a Móbile, e, apesar de o jogo ter sido tenso e equilibrado, os dantianos conseguiram sair de quadra com a vitória pelo placar de 2 a 1. “Fizemos um jogo abaixo do esperado. Os garotos estavam nervosos por ser o primeiro jogo, ainda mais com o apoio da torcida. As famílias deles estavam assistindo, o que aumentou a pressão, mas felizmente conseguimos sair com o resultado”, revela o técnico Eduardo Sedano.

A segunda disputa do dia foi entre a Móbile e o Gracinha. Em um jogo apertado, o Gracinha venceu o confronto pelo placar de 4 a 3, carimbando seu passaporte para a final contra o Dante.

A última partida do dia foi entre o Dante e o Gracinha, e os dantianos fizeram bonito: pelo placar de 9 a 2, os meninos conquistaram a vitória e o tão aguardado título. “No último jogo, conseguimos consertar o que erramos no primeiro, a equipe estava mais concentrada e conseguiu transpor para quadra tudo o que é cobrado e treinado. Foi um jogo em que controlamos bem a partida e neutralizamos o oponente através de uma marcação mais forte no pivô adversário”, conta o técnico.

“Apesar de enfrentarmos algumas dificuldades no primeiro jogo, o Sedano nos deu as devidas instruções e conseguimos nos classificar para a final. Na partida seguinte, o técnico nos disse mais uma vez o que tínhamos que fazer e todos jogaram bem, o que fez com que ganhássemos o título de goleada. Foi algo muito simbólico para nós e estamos muito felizes”, revela o aluno Henrique Manfrini Vatimo, do 8º L, que atua como ala ofensivo.

Para o dantiano Thomas Ozi Cestari, do 9º F, que atua como ala defensivo ou fixo, o contraste entre os dois jogos não se resume apenas à diferença de concentração: “A diferença entre o primeiro e o segundo jogo foi a intensidade do time. A partida contra o Gracinha foi boa porque quem saía de quadra e quem entrava estavam na mesma intensidade, então conseguimos impor nosso ritmo de jogo e envolver o adversário”.

Prevalecimento do espírito de equipe

O técnico Sedano atribui o título ao foco que a equipe teve no segundo jogo, ao comprometimento nos treinamentos e à união dos meninos. “Eu dedico o título à concentração que os alunos tiveram no segundo jogo e ao ritmo de treinamento. A maioria vem em todos os treinos, duas vezes por semana durante uma hora e 30 minutos, o que é importante, porque os resultados e o desempenho nos jogos são apenas consequência dos treinamentos. Além disso, todos são bem amigos e estão evoluindo juntos: por mais que um jogue melhor que o outro, o apoio dentro de quadra entre eles é muito forte, todos estão lá pela equipe, e não individualmente”, explica Sedano.

Como era de se esperar, os garotos ficaram muito contentes com o título e estão animados e otimistas para os próximos compromissos, na Copa Diggio e Liga de Esportes Escolares. Para o ala ofensivo Henrique, um dos motivos do sucesso da equipe é a ajuda frequente do técnico: “estamos evoluindo tanto individualmente quanto coletivamente. Somos muito amigos, jogamos unidos e o Sedano sempre está lá para dar as instruções corretas e ajudar, desde que começamos a trabalhar com ele. No geral, acho que estamos com um time bastante competitivo e qualificado para disputarmos a Copa Diggio e a Liga de Esportes”.

Expectativas vitoriosas

Para o técnico, as chances de títulos a curto prazo são reais: “é um time que ainda está em formação, mas que vem crescendo em todos os campeonatos. A Copa Diggio e a Liga de Esportes são duas competições grandes, que duram o ano inteiro e envolvem os melhores colégios da cidade, então o nível é bem alto, mas acho que, se os garotos continuarem nessa pegada de concentração e comprometimento aos treinos, conseguiremos chegar às fases finais e conquistaremos nossos objetivos”.

“O time está unido, forte e entrosado, não existe rixa entre nós. Sabemos exatamente o que fazer com a bola no pé, melhoramos nosso toque, estamos reagindo bem à pressão adversária e nos fechamos quando há necessidade, jogando no contra-ataque. Às vezes pode faltar intensidade em um ou outro, o que acaba prejudicando o desempenho total do time, mas isso é de jogo. Acho que, se continuarmos a fazer o que estamos fazendo, mantendo a humildade e os pés no chão e fazendo o básico, virão mais troféus”, finaliza Thomas.

Os campeões:

Bruno Florio Mazza, do 9º F; Eduardo de Moraes Manino, do 9º F; Eduardo Melilo D. Mohmari dos Santos, do 8º B; Giancarlo Mennucci Ortiz Barros, do 9º J; Guilherme Tardelli Prieto (G), do 9º F; Gustavo Alvite Liandro (G), do 8º H; Henrique Manfrini Vatimo, do 8º L; João Beerens Zinner (G), do 8º G; Murilo Petinis de Mattos Lourenço, do 8º B; Pedro Calandra Ribeiro, do 8º B; Pedro Henrique Fraguas Azevedo, do 8º D; Thomas Ozi Cestari, do 9º F; Vitor Ayres de Souza, do 7º G.