Dante abre biblioteca e promove mostra literária aos docentes do Colégio

Publicado em 28 de junho de 2023 às 12:47
Categorias: , , ,

O Colégio Dante recebeu uma mostra literária no dia 15 de junho. O evento ocorreu na biblioteca e reuniu 37 editoras. O encontro foi voltado para os docentes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, que puderam explorar a exposição por cinco horas.

A ideia surgiu a partir da falta de contato direto entre docentes e editoras, que em geral mantêm uma relação com baixa periodicidade, como explicou Maysa Barbosa, bibliotecária do Dante. “Observamos que havia uma intermediação da biblioteca entre coordenadores e editoras, assim surgiu a ideia da Mostra Literária. Dessa forma, as coordenadoras podem conversar diretamente com os divulgadores.”

Coordenadora avaliando e conhecendo novos livros em amostra literária.

A principal virtude do evento foi estreitar o contato entre professores e editoras, visando a uma expansão de repertório literário. “É importante entrar em contato com as novas possibilidades de temas e títulos para trazer aos alunos não só a parte didática mas também toda a parte de livros paradidáticos, além de ampliar o conhecimento em diversas temáticas”, explicou Carolina Lavine, coordenadora de ciências da natureza do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio.

Cássia Izidoro, divulgadora da editora Companhia das Letras, ressaltou a importância do evento, citando o enriquecimento que os livros proporcionam aos alunos. “Apresentamos literaturas que vão incentivar o aluno, e não apenas ensinar o que é apresentado no material didático. As obras são importantes porque contextualizam o que está sendo estudado.”

Sobre o evento, Natasha Paiva, coordenadora de língua portuguesa do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, dissertou sobre a dinâmica e as descobertas que o encontro proporciona. “Esse contato é muito relevante para a interlocução com autores no Colégio, o compartilhamento de tendências de novas publicações e as novas escolhas de leitura.” Em sua segunda edição, a mostra reuniu diferentes abordagens e temas em suas editoras expostas, apresentando estilos distintos entre os livros. “Muitas editoras que vieram são novas, sempre há a adoção de um trabalho diferente, novo, com novos autores e propostas editoriais”, ressaltou Maysa.

, , ,