Módulo de História aborda governo de M. Thatcher

Publicado em 10 de maio de 2013 às 17:52

A comoção causada pela recente morte da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margareth Thatcher, tanto com opiniões elogiosas quanto críticas a respeito de sua trajetória política, mostrou a importância que a “Dama de Ferro”, como era conhecida, teve na história do século XX. Assim, para discutir os fatos acerca desta personagem, professores do Departamento de História do Colégio Dante Alighieri apresentaram o módulo “Margareth Thatcher – heroína ou vilã?” a alunos da 3ª série do Ensino Médio, em 7 de maio.

O objetivo do módulo foi justamente apontar aos estudantes os motivos para Thatcher despertar amor e ódio nos britânicos. Para tanto, foi mostrado o contexto político em que se deu o governo da primeira-ministra (1979-1990), com os professores apresentando, inclusive, aspectos culturais, como o movimento “punk”, forte manifestação crítica contra a governante.

Coube aos professores Jackson Farias, Lucas Kodama e Diego Lopez (este, ex-docente do Colégio, que participou como convidado) conduzirem o módulo. Inicialmente, Lucas tratou dos antecedentes da “Era Thatcher”, abordando desde a Crise de 1929 até a crise do Estado de bem estar social (welfare state), na década de 1970, para chegar às experiências neoliberais, nas quais se enquadra o governo de Thatcher.

O professor Jackson, então, passou a tratar propriamente da Inglaterra, apontando para o fato de que a crise do petróleo deixou o governo trabalhista em crise, o que abriu espaço para o que ele denominou de “revolução conservadora” de Thatcher. A “Dama de Ferro”, do Partido Conservador, chegou ao poder com uma apertada vitória nas eleições de 1979.

Em seguida, Jackson apresentou os principais fatos do governo de Thatcher, explicando o funcionamento do Parlamento e as ideias totalmente discordantes dos partidos Trabalhista e Conservador na época. Também foram abordadas as medidas econômicas, como os cortes de gastos e de empregos e a relação conflituosa da governante com os sindicatos. Enfim, mostrou-se uma experiência prática do neoliberalismo.
O professor Jackson ainda tratou da forma como a imagem feminina foi utilizada no governo Thatcher, destacando a construção da figura da “Dama de Ferro”.

Punks

O professor Diego Lopez apresentou aos alunos o cenário cultural da Inglaterra nos anos Thatcher. O movimento punk, que ficou caracterizado como uma demonstração do descontentamento e revolta com o governo da “Dama de Ferro” (apesar de ter surgido antes da ‘Era Thatcher”), ganhou especial destaque.
O professor Diego exibiu uma famosa genealogia do rock e alguns estilos que influenciaram o punk, bem como mostrou as diferenças desta cultura com relação à dos hippies. Os punks, em geral, apresentavam uma aparência agressiva, que tinha o objetivo de chocar, além de terem o objetivo de subverter a cultura e defender o lema “faça você mesmo”.

Segundo o professor, a estética punk era, ao mesmo tempo, comerciável e crua. Já na política defendiam a anarquia, a autodesvalorização, as revoluções antiburguesa e antigoverno, o boicote e a não-violência.

Os punks eram, em sua maioria, filho dos trabalhadores que haviam perdido seus empregos nos cortes feitos por Thatcher. Além disso, não viam grandes perspectivas profissionais no cenário econômico do Reino Unido naquele tempo.
Para ilustrar a explicação, o professor apresentou músicas dos principais ícones do punk: Sex Pistols (música “God save the queen”); The Clash (“I fought the law”) e Ramones (“Sheena is a punk rocker”).

Política externa e IRA

Por fim, os professores apontaram temas relativos à Margareth Thatcher que têm grandes chances de serem tratados nos vestibulares deste ano. Entre os assuntos está a posição de Thatcher em relação ao Apartheid na África do Sul – ela chegou a chamar Nelson Mandela de terrorista.

Também foram abordadas as relações de Thatcher com a União Europeia (a primeira-ministra era contra alguns aspectos do projeto, como a moeda única, o Euro) e com a Argentina na disputa pelas ilhas Falkland (Malvinas para os argentinos). Por fim, os professores falaram da dura posição da governante na repressão ao IRA (Exército Republicano Irlandês na sigla em inglês), movimento separatista da Irlanda do Norte.

O aluno Bruno Magnoni, da 3ª série B, destacou a dinâmica do módulo e a apresentação do panorama cultural do Reino Unido na época de Thatcher. “Achei o módulo bem legal. Eles dividiram em sociedade, economia e cultura. O professor Diego mostrou as consequências das medidas de Thatcher. Foi interessante, porque até conhecia as bandas de punk, mas não sabia em que contexto elas haviam surgido”, afirmou.