Medalhistas da OBMEP ampliarão conhecimentos em programa de iniciação científica

Publicado em 9 de março de 2023 às 10:03
Categorias: , , ,

No ano passado, o Dante participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), conquistando cinco medalhas – uma de prata e quatro de bronze. Como resultado, os alunos premiados se credenciaram a participar, em 2023, do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), cujo principal objetivo é possibilitar a ampliação do conhecimento científico e incentivar os estudantes na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

“É um resultado que nos deixa muito felizes. É o fruto da aprendizagem em nossas aulas de matemática do curso regular”, avalia o professor Milton Sgambatti, coordenador de matemática do Dante. “Nosso curso trabalha com modelagem matemática (estratégia de ensino que relaciona situações do dia a dia do estudante a conteúdos matemáticos), o que propicia aos alunos a capacidade de resolver problemas das mais diversas áreas do conhecimento, e os resultados comprovam isso”, acrescenta.

Marcadas para começar em março, as atividades no PIC incluem encontros virtuais e presenciais em que os participantes formarão grupos de estudo para avaliar problemas e apresentar suas análises entre si, sob a orientação da equipe do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organizador da OBMEP.

“Colocar os alunos em contato com esses profissionais é dar uma chance que muitos têm só na universidade ou em um curso de mestrado e doutorado. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de nossos alunos”, celebra o professor Milton.

Expectativa alta

Prestes a iniciar sua trajetória dentro do PIC, os jovens dantianos estão animados com a oportunidade. “Vai ser bem legal aprender e nos aprofundar em mais algumas áreas da matemática”, projeta Ana Luisa Jacob, do 9º K. Seu colega de turma, João Pedro Hoshino compartilha do mesmo entusiasmo por novos aprendizados. “É sempre bom estar reunido com pessoas que têm o mesmo interesse de aprender mais matemática. Estou com a expectativa bem alta.”

Já Tiago Fares Menhem, da 1ª H, enxerga no PIC uma possibilidade de melhorar ainda mais seu desempenho na próxima OBMEP. “Acredito que o programa me ajudará nesse quesito. Estou bastante animado”, disse o aluno, para quem as aulas do Apoio Plus foram “importantes para praticar e aprender alguns conteúdos específicos vistos na segunda etapa da competição”.

Abaixo, confira os alunos medalhistas na OBMEP 2022:

Medalha de prata

Pedro Telles de Carvalho (7º ano)

Medalha de bronze

Ana Luisa Nejm Jacob (9º ano)
João Pedro Sita Hoshino (9º ano)
Leonardo Paschoal Bartoccini (9º ano)
Tiago Fares Menhem (1ª série)

, , ,