Maternal 2 visita “Planeta Inseto” em atividade estimuladora ao autoconhecimento

Publicado em 30 de junho de 2023 às 12:27

Durante os dias 20 e 23 de junho, as crianças do Maternal 2 realizaram um passeio ao Museu do Instituto Biológico para conhecerem a exposição “Planeta Inseto”. A saída pedagógica foi o último passo para a conclusão do conteúdo de conhecimento e contato com a natureza. Ao decorrer da atividade fora do Dante, os alunos puderam se divertir e aprender sobre insetos e outros animais.

No primeiro semestre, os dantianos iniciaram a incursão na natureza. Para isso, eles visitaram o jardim e o Telhado Verde do Colégio. Ainda no Dante, eles experienciaram tocar no barro e caminhar na grama, além de conversar com os jardineiros e aprender um pouco mais sobre o meio ambiente. Entre as atividades, foram realizadas diversas dinâmicas que estimulam o contato com a terra e aguçam a criatividade, dentre elas, uma pintura com tinta à base de lama.

Visita ao Planeta Inseto estimula contato entre alunos e natureza.

Ao iniciarem o passeio no “Planeta Inseto”, foi possível aprofundar o conhecimento sobre a natureza. Lá os alunos estudaram sobre ciclo de vida relacionando o homem e os insetos. “O contato com a natureza é um aspecto essencial da ação educacional dirigida aos alunos da Educação Infantil. É na inter-relação entre natureza e sociedade que o indivíduo se humaniza”, explicou a professora Jucimara Melani.

Alunos do Maternal 2 aprofundam conhecimento biológico em visita ao Planeta Inseto.

Ao todo, as crianças tiveram uma aprendizagem lúdica e o passeio foi um sucesso. “As crianças ficaram entusiasmadas com a saída. Em especial, elas se encantaram com o bicho-pau, a corrida de baratas, a barata de Madagascar, as larvas e os besouros”, concluiu Jucimara.