Leiturarte define melhores marcadores de livro feitos por alunos do Dante

Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 15:12
Categorias: , , , ,

Como parte da Semana Multilinguagem, realizada entre os dias 21 e 26 de novembro, o Dante anunciou os 32 alunos premiados da 2ª edição do Leiturarte, concurso de marcadores de livros que envolveu as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

Fruto de uma parceria entre a Biblioteca Gianfederico Porta e o Departamento de Arte, a competição consistiu na ilustração de marcadores de livros feita com base na leitura de obras que tenham sensibilizado os participantes e lhes despertado o interesse na elaboração do desenho.

Leiturarte: concurso de marcadores de livro

Para dar aos alunos liberdade no uso da criatividade, a organização não estipulou uma obra ou um gênero literário específico a servir de inspiração para a produção dos desenhos. Assim, os participantes puderam fazer suas escolhas espontaneamente.

Uma vez finalizados, os marcadores foram submetidos à análise de uma comissão julgadora, que definiu os seis melhores de cada série. Para determinar o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, foi realizada uma votação no HomeDante, contando com a participação de alunos e professores. As premiações aconteceram na biblioteca e durante as apresentações artísticas da Semana Multilinguagem (clique aqui para conferir os 32 marcadores mais bem avaliados).

“Foi um concurso superimportante para os estudantes, que se expressaram artisticamente baseados em uma leitura que os impactou. Os três vencedores de cada turma ganharam um kit de artes superlegal, que variava de acordo com a idade, mas nele vinham tinta aquarela, lápis de cor, giz de cera, canetinha, canetinha, caneta posca e papéis coloridos. Além disso, ganharam um livro da biblioteca e uma medalha”, conta a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora de Arte.

De acordo com a bibliotecária Maysa Barbosa de Aguiar, o envolvimento das famílias é sinal de que o concursou foi bem-sucedido ao estimular o hábito de leitura nos estudantes. “As crianças ficaram muito entusiasmadas e envolveram os pais. Tivemos alunos que retiraram livros para poder fazer o marcador, e mães que ligaram porque o filho tinha vontade de participar. O intuito é oferecer subsídios nos diversos planos, seja na leitura, seja na conversa sobre o nosso conteúdo pedagógico.”

Confira os alunos premiados no Leiturarte de 2022:

ENSINO FUNDAMENTAL

1º ANO

1º Lugar

Benjamin Daigo Nakamura Taniguchi (1º H)

2º Lugar

Renata Argeri Maluf (1º H)

3º Lugar

Luiza Santos Pañella (1º L)

2º ANO

1º Lugar

Catarina Antunes Novais Funico (2º F)