Jovens cientistas dantianos são laureados com bolsa de iniciação científica

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 18:59

Os alunos Isabela Bedin, Laura Tonidandel e Victor Thut, participantes do programa Cientista Aprendiz, iniciativa de pré-iniciação científica do Colégio Dante Alighieri, receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

O benefício foi obtido por meio do desempenho dos estudantes na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que agora fornecerá as bolsas de estudo aos 1os, 2os e 3os lugares nas feiras de 2010 e 2011. Pela primeira vez, a prática será oferecida também para os alunos de instituições particulares de ensino. Além do apoio estrutural oferecido aos pesquisadores, as bolsas asseguram, por um período de 12 meses, 100 reais mensais para eventuais despesas relacionadas ao projeto.

Thut é responsável pelo projeto “FAC: sequestro de carbono em ambiente familiar”, e fará parceria com a profª. drª. Suzana Ursi no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Isabela e Laura, autoras do projeto “Influência das características dos doadores em células-tronco mesenquimais”, serão parceiras da profª. drª. Verônica Coelho no Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, que é mantido pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Devido à parceria, o currículo dos alunos já consta na base de dados da Plataforma Lattes, voltada para docentes graduados e pesquisadores.

“Um dos objetivos do Departamento de Ciências da Natureza era ampliar o reconhecimento externo dos trabalhos e projetos realizados em nosso Colégio, aumentando a visibilidade na área de educação científica. O processo para a efetivação das bolsas é uma conquista de todos nós”, opinou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora de Ciências da Natureza e responsável pelo programa Cientista Aprendiz.