Intelectuais elogiam segundo número da revista InArte

Publicado em 5 de junho de 2014 às 18:03

Nomes de relevo no cenário cultural brasileiro, o escritor e jornalista Ignacio de Loyola Brandão, o ensaísta, professor e tradutor Erwin Theodor Rosenthal e o presidente da Academia Paulista de Letras e advogado, Antonio Penteado Mendonça, teceram críticas positivas ao segundo número da revista InArte, publicação lançada pelo Colégio Dante Alighieri em 22 de abril.

Em e-mail enviado ao presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, o consagrado escritor Ignacio de Loyola Brandão destacou a coragem e a ousadia de uma escola em publicar uma revista como a InArte (que possui 126 páginas e trata de realizações artísticas monumentais nos espaços públicos de São Paulo).

“Bem, nós sabemos que o Dante não é um colégio qualquer. Informações, arte, cultura. E a meninada vai absorvendo”, afirmou Loyola Brandão, destacando a reportagem que aborda os bastidores da produção do Monumento a Duque de Caxias, de Victor Brecheret (a partir da página 44).

“Eu que tenho paixão pelos bastidores das coisas, dos fatos e situações, achei fantástica a foto do almoço no interior da barriga do cavalo de Caxias. E aquela outra dos funcionários do Liceu dentro da barriga do cavalo. Aqui debaixo não dá para se ter ideia do tamanho do monumento”, disse.

Por fim, Loyola destacou o artigo “O monumento ao progresso desalojado pelo progresso” (página 76), de Jackson F. Costa de Farias, professor do Departamento de História, Filosofia e Sociologia do Dante. O texto aborda a remoção do Monumento a Ramos de Azevedo – executado pelo escultor Galileo Emendabili como uma ode ao progresso proporcionado a São Paulo pelo arquiteto Ramos de Azevedo – em virtude da expansão da malha metroviária da cidade.

Erwin Theodor Rosenthal, germanista e membro da Academia Paulista de Letras, também enviou uma mensagem ao dr. Messina, elogiando não só o segundo número de InArte, como também a edição 26 da revista Dante Cultural. Segundo o professor, ambas as publicações atestam aguda percepção cultural de seus realizadores, além de oferecerem contribuições de elevados méritos, revelando profundo embasamento na cultura das duas pátrias, Brasil e Itália.

“Fácil inferir daí o quanto me foi cara a leitura da Dante Cultural e dessa excelente InArte. E por ambas as publicações, elevando ainda mais o nome do Colégio Dante Alighieri, permito-me felicitá-lo, na certeza de que também no futuro seus inúmeros leitores e admiradores continuarão a ser brindados com provas de belas realizações”, escreveu o professor Erwin ao dr. Messina.

Atual presidente da Academia Paulista de Letras e ex-aluno do Colégio, o advogado, escritor, cronista e professor Antonio Penteado Mendonça parabenizou o presidente do Dante pela publicação do segundo número de InArte. “Parabéns e parabéns pela preciosa publicação”, escreveu.