Impactos do avanço tecnológico: 3ª série tem atividade interativa antes das férias

Publicado em 5 de julho de 2022 às 9:00

Em 23 de junho, penúltimo dia antes das férias, os departamentos de Química e Geografia prepararam uma atividade interativa para as turmas da 3ª série do Ensino Médio. Reunidos no auditório Miro Noschese, os alunos saíram da rotina para participar ativamente da aula intitulada “Questões climáticas e consequências humanas”, que consistiu em suscitar uma reflexão acerca das implicações do avanço tecnológico na sociedade e na natureza.

A partir da pergunta “Por que todo avanço tecnológico é um problema ético?”, os professores de química e geografia, respectivamente, Tulio Oliveira e Flávio Assis, abordaram temas como evolução da internet, automação, divisão internacional do trabalho, aprendizado de máquina e quarta revolução industrial.

“Elegemos a discussão sobre a indústria 4.0 à luz dos impactos socioambientais, porque este é o cerne da questão e é o que vai ajudar os alunos a ter um pouco mais de clareza sobre um tema tão contemporâneo”, explicou o professor Flávio.

Aula sobre impactos do avanço tecnológico
Professores Tulio Oliveira e Flávio Assis conduziram a aula no auditório Miro Noschese

O intuito foi mostrar que nem sempre as inovações tecnológicas representam melhorias mútuas entre os agentes envolvidos em sua implementação. Como exemplo, os professores citaram a cadeia produtiva dos carros elétricos.

“Fizemos com que os alunos refletissem sobre a narrativa de que o carro elétrico vai salvar o planeta. Queríamos que eles entendessem que o lítio e o carro elétrico não são uma salvação para tudo, já que estão causando exploração em países pobres que não estão se beneficiando economicamente, pois continuam vendendo o metal enquanto o outro lado fica com o produto mais agregado”, argumentou o professor Tulio.

Além disso, a atividade buscou estimular o pensamento crítico, de modo que os alunos passem a interpretar as informações disponíveis nas mídias digitais com um olhar mais atento. “A ideia é que eles façam uma análise mais cuidadosa das notícias e se questionem sobre o interesse de quem está por trás de determinado fato e sobre como podem agir para descobrir se aquilo é ou não é verdade”, apontou o professor de química.

Palestra sobre impactos do avanço tecnológico

Plateia participativa

Como a proposta era promover um amplo debate, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de empunhar o microfone em diversos momentos da aula para manifestar suas impressões em relação aos temas analisados.

“Acho legal quando os professores se reúnem para discutir assuntos específicos – dá mais vontade de estudar e aprender. Gostei principalmente do questionamento sobre os carros elétricos e da forma com que os alunos participaram, tanto por uma questão acadêmica como humana”, avaliou o dantiano Giuliano Nucci.

Quem também aprovou a última atividade especial antes das férias foi João Pedro Haro. Entusiasta de questões geopolíticas, o aluno mostrou interesse pelo conteúdo aprendido. “Gosto bastante de falar sobre esses temas. Entender sobre a divisão internacional do trabalho e o papel que cada país tem hoje no mundo foi muito importante. Gostei muito dessa aula.”

Questões climáticas e consequências humanas