Imersão na cultura indígena: alunos do 3º ano interagem com tribo Kuikuro em saída pedagógica

Publicado em 11 de maio de 2022 às 13:14

O estudo dos povos indígenas é um dos trabalhos propostos para o 3º ano do Ensino Fundamental em 2022. Como forma de aprofundar essa análise, o Dante promoveu nos dias 3 e 5 de maio uma saída pedagógica para o sítio Toca da Raposa, em Juquitiba (SP), onde os alunos puderam interagir com a tribo Kuikuro, oriunda da região do Alto Xingu (MT).

A ideia do encontro foi apresentar aos jovens dantianos os conhecimentos e hábitos da tribo, reforçando o valor das tradições indígenas como elemento enriquecedor da expressão cultural brasileira. Para isso, os estudantes participaram de uma série de atividades lúdicas e educativas em uma aldeia cenográfica montada na Toca da Raposa.

Saída pedagógica para Juquitiba
Dantianos conheceram os costumes e tradições dos indígenas da tribo Kuikuro

“Os alunos participaram de danças da tribo, observaram as lutas, fizeram pinturas indígenas e conversaram também, fazendo entrevistas com os indígenas. Foi uma experiência muito rica, pois eles puderam vivenciar na prática o que estudaram na teoria”, explica a professora Fatima Lazarotto.

Nas entrevistas, os alunos puderam tirar dúvidas acerca do modo de vida da tribo Kuikuro e compreender seus costumes. “O que eu mais gostei foi a luta e o aprendizado sobre as tintas, as frutas e as pinturas, além de ouvir sobre o que eles fazem para espantar os bichos”, afirma a aluna Valentina Zeizer, do 3º E.

Além disso, o contato com os Kuikuro foi importante para despertar nos alunos a noção de respeito à diversidade cultural existente no Brasil. “Entrar em contato com povos indígenas promove um conhecimento que eles levarão para o resto da vida, e isso aumentará ainda mais a questão do respeito, que já é bastante falada em sala de aula”, afirma Fatima, cuja fala foi corroborada pelo aluno André Rocha, também do 3º E. “A atividade foi muito divertida e me passou uma mensagem de respeito sobre os indígenas e a cultura deles.”