Imersão cultural: 2ª série visita cidades históricas de Minas Gerais

Publicado em 11 de maio de 2023 às 9:17
A cidade de Ouro Preto foi um dos destinos da viagem

As cidades históricas de Minas Gerais são um museu a céu aberto. Entrar em contato com suas manifestações artísticas e com seu povo é passear pela história do Brasil. E foi isso o que os alunos da 2ª série do Ensino Médio fizeram entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

A viagem educacional esteve atrelada ao projeto interdisciplinar da série, cujo tema é “Patrimônios: preservação, conservação e acesso em tempos de emergência climática”. O trabalho consiste na criação de um produto que ofereça soluções para problemas ligados aos patrimônios culturais e ambientais brasileiros, materiais ou imateriais.

“Os alunos puderam vivenciar, sentir e aprender o que é a memória e a importância da preservação do patrimônio material e imaterial. Foi uma viagem imersiva, em que eles mergulharam em um patrimônio. Esperamos que coloquem essa ideia em prática na elaboração dos projetos”, afirma a professora Natascha Gomes Paiva, coordenadora de língua portuguesa do Dante, que acompanhou os alunos em Minas Gerais.

Alunos aproveitam paisagem de Belo Horizonte na chegada a Minas Gerais

Monumentos que contam histórias

Antes de rumar para as cidades históricas, a comitiva dantiana desfrutou de um percurso histórico-cultural na capital mineira, Belo Horizonte. Lá, após o desembarque, os estudantes conheceram a Igreja da Pampulha, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu Histórico Abílio Barreto e a Praça do Papa.

Museu da Inconfidência

Em seguida, o roteiro contemplou visitas às cidades de Ouro Preto, Mariana e Brumadinho, que constituem um dos maiores patrimônios materiais e imateriais do Brasil. Suas igrejas construídas com os estilos barroco e rococó e seus museus ajudam a contar a história do período colonial do país. “Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a arquitetura, principalmente a de Ouro Preto. Ela nos permite identificar o período histórico e entender a história que circunda aquele local”, conta a aluna Júlia Matsuda, da 2ª H.

“Eles entenderam também o que é um patrimônio imaterial: um exemplo disso é o badalar do sino, pois cada ritmo de batida comunica alguma coisa. Eles entenderam que a Mina da Passagem [local de exploração de ouro no século 19] é um patrimônio histórico, pois aquilo fez parte da história. Ou seja, compreenderam a força de uma memória para a preservação de um patrimônio que conta a história do nosso país”, explica a professora de língua portuguesa Patrícia Cajai.

Meio ambiente também é patrimônio

Em Mariana, os jovens dantianos puderam conversar com o Seu Zezinho, sobrevivente do desastre ambiental de 2015, quando o rompimento da Barragem do Fundão causou a contaminação do rio Doce e do solo da região. A visita à cidade ainda ofereceu aos alunos a oportunidade de estabelecerem conexões com a leitura da obra “Sagatrissuinorana”, de João Luiz Guimarães, cujo pano de fundo é a crítica ao rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

“O momento mais impactante para mim foi em Mariana. O Seu Zezinho nos passou um panorama de quem viveu aquele acontecimento, e isso é muito importante para nos sensibilizar para a questão ambiental. Eu resumiria a viagem em uma frase: ‘Preservar e proteger para não esquecer’”, diz o dantiano João Miguel Sastre, da 2ª H.

Alunos da 2ª série do Dante em Mariana, durante viagem às cidades históricas de Minas Gerais
Dantianos em conversa com Seu Zezinho, em Mariana (MG)

Localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim encantou a todos com suas galerias de arte contemporânea, que dialogam com a história, a fauna e a flora brasileiras. “Foi um dos meus lugares favoritos: é muita arte diferente, natureza abundante e várias obras lindas”, descreveu Júlia. “Gostei principalmente da galeria da [artista plástica] Adriana Varejão, porque lá estão obras modernistas que nos permitem interpretá-las de diferentes formas. Conseguimos fazer diversas interpretações e relacioná-las com a nossa própria vida”, conclui João Miguel.