Grupo de mapeamento de meteoros visita planetário

Publicado em 10 de junho de 2014 às 13:21

O grupo de alunos do programa Cientista Aprendiz que trabalha com mapeamento de meteoros no Colégio Dante Alighieri realizou uma visita ao planetário Johannes Kepler, em Santo André, em 31 de maio.

A visita foi uma forma de ilustrar os conhecimentos adquiridos pelo grupo nas reuniões semanais realizadas no projeto de mapeamento de meteoros. Às segundas (alunos do 7º ano do Ensino Fundamental) ou às quartas-feiras (estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio), alguns dantianos do programa Cientista Aprendiz têm uma aula com o astrônomo Marcos Calil a respeito do tema, estudando conceitos, além de realizarem seminários a partir de pesquisas próprias.

De acordo com a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz, a visita ao planetário foi especialmente organizada para os alunos do Dante. “Esta visita está inserida no programa de Educação Espacial do Dante e houve um atendimento especial para nossos alunos terem uma melhor visão das estrelas, dos meteoros, do universo. Considero essa atividade muito importante não só como motivação, mas também como forma de aprofundamento, promovendo a observação dos astros por meio dos recursos tecnológicos que o planetário proporciona”, explicou.

Como condição para o rastreamento de meteoros, no planetário, os alunos utilizaram o software Stellarium e aprenderam a mexer com câmeras de vídeo. Nessas atividades, a partir de coordenadas de uma tabela, os dantianos localizavam uma estrela pertencente a uma constelação e a apontavam na abóboda do planetário.

“Os termos técnicos vistos nas aulas foram mostrados na prática para os alunos”, explicou o professor-assistente do Cientista Aprendiz, Diogo dos Santos, que acompanhou a visita ao planetário.

O aluno Victor Ramos, da 2ª série E do Ensino Médio, interessou-se pela astronomia em 2012 a partir de um curso sobre o tema no Colégio. Dois anos depois, ele já tem em seu currículo a participação em duas olimpíadas de astronomia. “Achei a visita ao planetário bem didática. Tornou mais claro o conteúdo que estudamos nas aulas”, disse.

Giulia Matinata, também da 2ª série E do Ensino Médio, aprovou a atividade. “Gostei da iniciativa. O planetário é muito bonito e tem uma infraestrutura bem legal. Acho que deveria se abrir a proposta de visita para todos os alunos do Colégio”, afirmou.

no images were found