Grupo de alunos participa de evento sobre física de partículas

Publicado em 19 de março de 2011 às 19:04

m grupo de cinco alunos do Dante Alighieri participou, nos dias 17 e 18 de março, de um evento de física chamado MasterClass. O encontro teve como objetivo mostrar a estudantes do Ensino Médio como funciona o CERN, o laboratório europeu de altas energias. Realizado na UNESP, o evento contou com diversas atividades, como videoconferências e competições via internet.

No primeiro dia, logo de manhã, os alunos assistiram a palestras sobre física de partículas. À tarde, realizaram algumas atividades como conversas e debates com professores de outras escolas, além de se divertirem com um jogo relacionado ao tema do evento.

No segundo dia, o grupo analisou alguns dados obtidos diretamente do LHC, acelerador de partículas presente no CERN, e apresentou os resultados a moderadores do CERN por meio de videoconferência. Por fim, realizaram um quiz de perguntas relacionadas ao que viram nos dois dias.

“Eu acho que esse passeio leva muita gente a conhecer outra maneira de ver o mundo. O evento coloca na frente dos alunos um mundo que eles nem desconfiavam que existia. Para eles é um desafio, uma surpresa. Eles ficam muito motivados e com vontade de saber mais”, comentou o professor de Física, Márcio Marquese de Oliveira.