Final de semana verde e galáctico: alunos do 6º ano viajam a Brotas

Publicado em 8 de março de 2023 às 14:06

No período de 24 a 26 de fevereiro e de 3 a 5 de março de 2023, o Colégio Dante levou os alunos do 6º ano para o acampamento Peraltas, em Brotas, no interior de São Paulo. Lá, os alunos entraram em contato com a natureza e participaram de atividades interativas, as quais, por sua vez, incentivaram o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes como integração, autonomia e respeito, além do fortalecimento de vínculos entre aluno-aluno e aluno-professor.

Segundo a professora Carolina Lavini, coordenadora do Departamento de Ciências, o foco principal da saída pedagógica era proporcionar novas experiências socioemocionais e pedagógicas relacionadas, sobretudo, à área de astronomia. Assim, as turmas do 6º ano visitaram a Fundação Centro de Estudos do Universo (CEU), onde puderam observar o céu por meio do uso de telescópios de alta precisão e participaram da atividade “Caçador de Estrelas”.

“A ida à Fundação CEU foi uma oportunidade de os alunos estarem em um espaço que conta com uma tecnologia avançada, mas é, ao mesmo tempo, um ambiente descontraído e adequado para o aprendizado. No geral, eles fizeram atividades diferentes de tudo aquilo que conseguimos fazer dentro dos muros do Colégio”, afirma a coordenadora.

Sustentabilidade e saúde caminham juntas

A viagem educacional também estava atrelada ao projeto interdisciplinar “Minha casa mais sustentável”, que propõe uma reflexão sobre meio ambiente e sustentabilidade. Lá, os alunos puderam observar a horta que continha os legumes e vegetais ingeridos por eles nas refeições, além de alguns animais da área rural.

“O fato de as crianças terem vivenciado essas práticas sustentáveis estimula o despertar de um senso crítico e de outra visão sobre a zona rural. Em Brotas, os alunos conversaram com os monitores sobre sustentabilidade, e esperamos que isso venha a contribuir para o desenvolvimento do projeto, que implica na adoção de medidas sustentáveis no ambiente domiciliar”, explica a professora de ciências Bárbara Simões.

“Vários alimentos que consumimos foram feitos no local: o leite que bebíamos no café da manhã era extraído das vacas e usado para fazer o queijo branco que também comíamos”, relata o dantiano Artur Leonel, do 6º C. Seu colega de classe, Enrico Abbud completa: “Em Brotas, eu comi mais verduras e legumes do que como em casa. Foi bom porque, como as práticas de cultivo eram de baixo impacto ambiental, estávamos ajudando o meio ambiente”.

Experiências coletivas e integradoras

Para completar, os estudantes realizaram uma atividade de floating no rio Jacaré-Pepira, por meio da qual puderam presenciar a biodiversidade da região, e fizeram um sarau de múltiplas linguagens. Pensando na formação de vínculos somam-se ainda experiências como a cooperação e a liderança por meio de ações e jogos coletivos. “Eu fiz novas amizades, me aproximei de colegas e me conectei com os professores, que nos acompanharam e ajudaram durante a viagem”, revela a dantiana Catherine Rocha, do 6º C.