Festa do Livro celebra a entrada dos 1os anos no mundo da literatura

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 17:48
Categorias: , ,

O Colégio Dante Alighieri realizou no sábado, 15 de setembro, uma de suas mais tradicionais e importantes celebrações: a Festa do Livro, que marca simbolicamente a entrada das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no mundo da literatura. O evento ocorreu no ginásio de esportes Túlio Nelson Canale e foi dividido em duas cerimônias (a primeira, com as turmas A, B, C, D e E; a segunda, com as classes F, G, H, I e J).

Contando com a presença da senhora Milena Montini, diretora financeira do Colégio, e do professor Lauro Spaggiari, diretor-geral pedagógico, a celebração foi iniciada com a execução do Hino Nacional, cantado pelo VocalDante, sob a regência da maestrina Gisele Cruz. Em seguida, a senhora Milena Montini leu uma mensagem enviada pelo presidente da Escola, dr. José de Oliveira Messina.

Na sequência, a professora Márcia Nogueira subiu ao palco para anunciar as professoras de cada sala que iriam entregar aos alunos o livro “O que cabe no meu mundo – 10 histórias sobre valores”, que trata de temas como amizade, humildade, gentileza, perseverança, justiça, respeito, honestidade, generosidade, responsabilidade e solidariedade.

Durante a entrega dos livros, intercalaram-se a exibição de um clipe (com momentos do cotidiano dos estudantes) e apresentações musicais das salas do 1º ano, que tocaram e cantaram as seguintes composições: “Bachianas Brasileiras nº 2, o Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa Lobos; e a “9ª sinfonia em ré menor, Opus 125, 2º movimento, Molto Vivace”, de Beethoven. As músicas tiveram arranjo do Departamento de Música do Colégio Dante Alighieri, representado pelos professores Suely Lerner, Humberto Cortez e Shirleyne Diniz.

O VocalDante também se apresentou na cerimônia. Comandado pela maestrina Gisele Cruz, e com preparação cênica de Maria Fernanda Batalha, o grupo cantou as músicas “Quem tem medo de monstro” (letra de Ruth Rocha e música de Hélio Ziskind), “Messer Galileo”, de Iardella, e o hino do Colégio.

Antes de professores e orientadoras serem homenageados com bombons e flores, a professora Angela de Cillo Martins subiu ao palco para deixar sua mensagem às crianças. “Os primeiros anos são importantes para definir a trajetória dos alunos na vida escolar. A Festa do Livro marca mais uma etapa vencida por vocês. Parabéns a todos”.

O encerramento da festa foi marcado pela emoção. Voltados para os pais, os alunos do 1º ano cantaram a música “Sempre há o amor”, de Howard Ashman, com letra da professora Suely Lerner.

Pais da aluna Fernanda Bueno, Luís Renato e Daniela elogiaram a Festa do Livro. “A Fernanda está aprendendo a ler e, por isso, está se sentido mais importante. [A Festa do Livro] é uma festa muito bonita que a escola faz para comemorar esse marco importante, que é aprender a ler”, afirmaram.

, ,