Festa do Atleta traz novidades e momento especial de homenagem ao presidente do Colégio

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 13:53
Categorias:

No dia 25 de novembro, o Colégio realizou a sua tradicional Festa do Atleta. O evento tem o intuito de celebrar a majestosa tradição do esporte dantiano e as vitórias dos times, reconhecendo todo o empenho e a dedicação que os alunos tiveram ao longo do ano de 2021 representando as cores do Dante em campeonatos.

Foi a primeira festa comandada pelo novo Departamento de Esportes, que deixou orgulhoso seu coordenador, o professor João Rafael Ranieri: “Foi uma das melhores festas do atleta desde sua existência! Tivemos diversas novidades, como a apresentação da equipe de cheerleading, a apresentação da mascote, a exibição de vídeos de ex-alunos falando sobre a importância do esporte em suas vidas e também a inauguração do Hall da Fama, um marco para o Colégio em seus 110 anos de história”, comenta.

O Hall da Fama é um espaço que reúne ex-alunos que foram atletas olímpicos ou que tiveram uma trajetória brilhante durante seu período de Dante, dentro e fora da quadra.

“Nosso departamento não leva em consideração somente o desempenho técnico dentro de quadra, conta muito a trajetória do atleta desde as categorias menores. Independentemente de títulos, queremos atletas que sejam exemplos para os demais por sua conduta, postura, respeito, liderança e companheirismo – no jogo e na vida”, afirma Rafael.

Homenagem-surpresa

Outra novidade importante do evento foi a homenagem-surpresa ao presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, que, além de ex-aluno, também é ex-atleta do Dante.

Durante a inauguração do hall, o presidente foi surpreendido com a sua foto ao lado de ex-alunos que demonstraram excelência nos esportes: “Ele foi um exemplo de atleta, porque, além de marcar sua época nas modalidades de atletismo e voleibol, foi um dos primeiros atletas de inclusão do Colégio, devido à sua deficiência auditiva”, divide Rafael.

Dr. José Luiz Farina assumiu que realmente não fazia ideia da surpresa e que ficou muito tocado, uma vez que considera o esporte como uma grande parte de si. “Eu tenho orgulho de ser, até hoje, o atleta que mais ganhou medalhas na história do Dante e de ter participado do maior evento esportivo que o Colégio ganhou, sendo a primeira escola campeã estadual de atletismo”, conta.

O presidente, então, contou a emocionante história de quando tinha 14 anos e foi para a semifinal do torneio de atletismo com outros dois grandes Colégios da capital. Porém, a prova em questão era salto em altura: “Eu sempre fui um grande velocista, nunca fui um saltador”, comenta. Mesmo assim, o ex-atleta dantiano conseguiu pular o sarrafo em sua terceira e última tentativa, levando o Dante para a final estadual, no Pacaembu, onde ganhou o título. “Foi muita emoção, me lembro como se fosse hoje!”

Questionado como conseguiu tal feito, ele respondeu com firmeza e paixão: “Com um esforço brutal, uma força de vontade brutal e um amor ao Dante brutal, que é o que ainda me move”.

Os nomes dos atletas olímpicos que estão no Hall da Fama são:

• Bruno Prada
  • Ivo Carotini
  • Roberto Lazzarini
  • Marcelo Huertas
  • Marina Aranha
  • Laura Pigossi

Os atletas não olímpicos são:

• Leonardo Dantas
  • Rafael Kato