Famílias se aproximam do Dante durante Avaliação de Conhecimento

Publicado em 3 de outubro de 2016 às 17:42

O Colégio Dante Alighieri realizou, na manhã de 24 de outubro, a já tradicional Avaliação de Conhecimento, um encontro anual com pais ou responsáveis de futuros alunos da instituição de ensino. O evento se dividiu em dois momentos: um dedicado a apresentar a infraestrutura da escola aos pais, e outro destinado a avaliar os jovens habilitados à matrícula no Ensino Fundamental II e no Médio do Dante em 2017.

A apresentação aos pais, coordenada pela diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, teve início no auditório Miro Noschese. Na ocasião, ela abordou o trabalho desempenhado na instituição com base no Projeto Político-Pedagógico, conjunto de conceitos que alicerçam a ampla e integral formação dos alunos.

“É importante termos esses pilares bem firmes para conseguirmos trabalhar em um mesmo objetivo no decorrer de todos os anos de formação dos alunos. Nosso PPP deixa bem claro que damos atenção a vários tipos de desenvolvimento: o científico, humanístico, e também o amadurecimento de pessoas dispostas a tornar o mundo um lugar melhor”, disse.

Ao falar sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos, a professora Silvana aproveitou a oportunidade para apresentar a coordenadora do Departamento de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, que deu as boas-vindas aos pais e falou do trabalho realizado nesse campo.

“Temos uma equipe de 11 orientadoras, que acompanham todo o trajeto dos alunos no Dante. Elas têm um contato próximo, muito importante, e estão prontas para acolher os novos alunos”, disse a professora Elenice, que também apresentou as coordenadoras que trabalharão diretamente com os futuros dantianos.

Em seguida, os convidados puderam assistir a um breve vídeo apresentado pela coordenadora-geral Pedagógica, professora Sandra Tonidandel. Nele, ela expõe detalhes da metodologia de ensino do Dante, que se centra no trabalho com resolução de problemas. “É um currículo global, capaz de trabalhar as competências do século XXI, envolvendo criatividade e inovação, e também os conteúdos conceituais, destinados aos principais exames de seleção para o ensino superior”, explicou. Nesse mesmo vídeo, todos os coordenadores que trabalham com o Ensino Fundamental II e Médio também fazem uma pequena exposição dos planos definidos para os respectivos componentes curriculares.

Em seguida, a professora Sandra aproveitou a ocasião para falar dos diferenciais oferecidos pelo Dante, entre os quais as aulas de italiano – com reforço para alunos que vieram de outras instituições –, o recém-lançado U Connection, programa de internacionalização que envolve parcerias com universidades estadunidenses e italianas, o programa Dante High School e uma recém-fechada parceria com a empresa Daquiprafora, que oferece consultoria a pessoas interessadas em estudar fora do Brasil.

Além disso, a professora destacou outras propostas inovadoras e já consolidadas da instituição, como a oficina Dante em Foco, o Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia (GEETec), o programa Cientista Aprendiz, o Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento (NIDe), o comitê Dante Mobile, o coletivo estudantil e a possibilidade de participação em feiras e olimpíadas internacionais, isso sem falar nas diversas opções de cursos livres.

Depois da apresentação, os pais foram convidados a tomar um café da manhã com a equipe pedagógica, com quem puderam então conversar e solicitar outros esclarecimentos.