“Família em Movimento” agita Colégio com atividades para alunos e responsáveis

Publicado em 23 de maio de 2024 às 12:44
Família em Movimento 2024 - evento no Colégio Dante Alighieri

O Dante realizou no último sábado, dia 18 de maio, a segunda edição do “Família em Movimento”. A iniciativa reuniu 192 famílias do 2º ano do Ensino Fundamental para a prática conjunta de uma série de atividades desenvolvidas a partir de temas abordados nas aulas de educação física. Devido à grande adesão do público, o evento foi dividido em três sessões com uma hora de duração cada, de modo que todos os inscritos pudessem participar com segurança e conforto.

No complexo esportivo do Colégio, as brincadeiras ocorreram simultaneamente em seis estações, entre as quais as famílias se revezavam até concluírem o percurso. As quadras externas foram palco do pega-pega, do revezamento e da dança, além de atividades lúdicas, como pular corda e brincar de corrida de tamancos. Já o ginásio abrigou um desafiador circuito de parkour, ao passo que na quadra azul os participantes disputaram partidas de curling.

“É um evento maravilhoso – um momento de família, de incentivar o movimento, o exercício, tão importante hoje nessa sociedade tecnológica. Vimos uma integração muito linda entre as famílias, e os alunos saem superfelizes. O objetivo é que as famílias estejam juntas e que tenhamos a integração entre família e escola”, avalia a professora Priscila Gabriela Costa, coordenadora pedagógica do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

Evento "Família em Movimento" agita o Colégio Dante

De acordo com o professor Adriano Jantalia, coordenador de educação física do Dante, as atividades foram pensadas de modo a estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas à conscientização dos movimentos corporais, como o equilíbrio, a velocidade, a força e a precisão.

“É um estímulo para a criança estar explicando para os pais o que é um esporte de precisão (curling) e o que é um esporte de marca (revezamento), por exemplo. São atividades que ajudam os alunos a ampliar um pouco mais o conhecimento sobre a cultura corporal do movimento”, explica o docente.

Ao final de cada sessão, os alunos ganharam figurinhas para completar o álbum do Dantinho

Entre os convidados, o evento foi considerado um sucesso. No embalo dos alunos, pais, mães, avós e irmãos também puderam se divertir e aproveitar o momento em família no ambiente escolar. “Achei bem importante a integração entre Colégio e família. Eles ficam muito empolgados e felizes de poder compartilhar o dia a dia deles conosco. Foi emocionante e muito bacana”, conta Ligia Theodoro Califano, mãe de Alice, do 2º E.

Michel Havrenne, por sua vez, gostou de acompanhar de perto as atividades realizadas pela filha Maria Fernanda das Neves Havrenne, do 2º H. “É interessante porque o Colégio acaba mostrando um pouco da rotina das crianças aqui. E isso também ajuda a aproximar a família da escola, até para conhecermos a estrutura e para fazermos juntos os exercícios, então achei uma ótima ideia.”