Ex-alunos do Dante estudarão na Itália

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 19:24

Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri, Giovanni Biasi, Thiago Fernandes Dantas Vasconcellos, Rodrigo Bianchi e Flávio Roberto de Toledo Silva Júnior viajarão nos próximos dias para a Itália para iniciar uma nova etapa acadêmica. No país europeu, os estudantes continuarão cursando Engenharia Civil (Rodrigo e Flávio), Engenharia Mecânica (Giovanni) e Engenharia de Produção (Thiago) – graduações que já fazem na Escola Politécnica da USP.

Rodrigo e Giovanni estudaram juntos no Dante da 7ª série (atual 8º ano) até a 3ª série do Ensino Médio. Os dois entraram em Engenharia na USP no mesmo ano e agora embarcam para a Itália para participar do programa chamado “curso de duplo diploma”, uma parceria da Poli com universidades europeias. Pela iniciativa, os estudantes da instituição brasileira fazem parte de seu curso em uma faculdade da Europa (por dois anos), que, por sua vez, envia universitários para o Brasil.

Assim, os estudantes que participam do programa recebem diplomas das instituições dos dois países. Giovanni, cujo pai é italiano, seguirá com seu curso de Engenharia Mecânica – está no quarto ano – no Politecnico di Torino, em Turim. Com viagem marcada para 4 de setembro, ele permanecerá em solo europeu por dois anos, retornando ao Brasil em seguida para cursar os últimos seis meses de graduação na USP.

“O ensino na Itália é muito bom e essa faculdade tem um bom ranking lá”, explica o aluno, que, antes de ingressar na USP, fez toda sua vida escolar no Dante, formando-se no Ensino Médio em 2009. Mesmo falando italiano fluentemente, ele acredita que terá que superar alguns obstáculos na nova jornada. “Acho que será importante a experiência de morar longe dos pais por dois anos. A dinâmica da universidade na Itália também é muito diferente da do Brasil. E aprender engenharia em outra língua será um desafio”, afirmou.

Já Rodrigo Bianchi estudará Engenharia Civil no Politecnico di Milano (inclusive, a paisagem arquitetônica é um dos pontos fortes de Milão). O estudante também fala italiano fluentemente. “Depois que estudei o idioma no Dante (até a 8ª série – atual 9º ano), eu ainda fiz mais um pouco de italiano na AEDA (Associação dos Ex-Alunos do Dante Alighieri). A base que o Dante me deu de italiano foi importante, porque acho mais fácil aprender idiomas quando se é mais novo”, diz.

Sobre a mudança para a Itália, Rodrigo pretende enriquecer seu currículo e sua cultura. “Espero que seja útil em dois sentidos: em primeiro lugar, na parte acadêmica, para ter visões e abordagens diferentes daquelas que vemos no Brasil, além de ganhar um diploma de uma universidade europeia. Em segundo lugar, por ser uma oportunidade de morar fora e conhecer novas culturas”, diz o estudante, que antes de embarcar de vez para Milão fez um curso de finanças na Inglaterra.

Flávio e Thiago

Já Flávio Toledo e Thiago Dantas vão continuar suas faculdades na Itália por meio de outro programa, o “aproveitamento de estudos”. Os alunos permanecerão um ano estudando em universidades italianas e depois retornam ao Brasil para encerrar o curso na USP.

Flávio também estudou grande parte de sua vida com Giovanni e Rodrigo (inclusive, após se formarem no Dante em 2009, foram aprovados na USP na mesma época). Assim como Rodrigo, ele segue agora para o Politecnico di Milano para estudar Engenharia Civil.

“Eu queria muito ter a experiência de estudar fora, mas ficava com medo de não conseguir uma boa faculdade. Foi um alívio quando consegui uma vaga para estudar no Politecnico de Milão, que assim como o de Turim, é uma das melhores faculdades da Itália. Academicamente e profissionalmente vai ser muito bom estudar na Itália, além do amadurecimento que vou ter por viver longe dos meus pais, em outro país”, afirmou.

Flávio cursou italiano no Dante e na AEDA e diz que sua vida escolar o influenciou na escolha do país para o qual seguirá agora. “Quando a direção do Politecnico di Milano me questionou por qual motivo havia escolhido a Itália, eu disse que havia estudado em um colégio de origem italiana, então tenho uma familiaridade com o país. Acho que isso vai me ajudar. Vou me sentir em casa”, disse.

Thiago, que se formou no Dante em 2008 – um ano antes de Giovanni, Rodrigo e Flávio –, estudará Engenharia de Produção no Politecnico di Torino durante um ano. “Estou indo mais pela experiência de morar fora e conhecer um novo lugar”, resumiu o estudante.