Ex-aluno do Dante vence Prêmio SBM 2015

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 14:53

Ex-aluno do Colégio Dante Alighieri, Pedro Antonio Santoro Salomão, professor do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), conquistou o prêmio Sociedade Brasileira de Matemática de 2015. Um dos autores do artigo A Poincaré-Birkhoff theorem for tight Reeb flows on S³, trabalho responsável pela conquista, o professor o escreveu juntamente com Umberto Hryniewicz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e cm o canadense Al Momin.

O projeto de Pedro Salomão teve como base o teorema do ponto fixo de Poincaré-Birkhoff, utilizado pelo matemático francês Henri Poincaré para provar a existência de infinitas órbitas periódicas no problema restritos dos três corpos, posteriormente demonstrado pelo matemático americano George David Birkhoff.

Com isso, o trabalho do dantiano procurou elaborar uma generalização do teorema de ponto fixo de Poincaré-Birkhoff para determinados fluxos em dimensão três, chamados de fluxos de Reeb. No caso, uma das implicações da pesquisa é que a redução bi-dimensional utilizada por Poincaré no teorema é desnecessária para provar a existência dessas infinitas órbitas periódicas, bastando utilizar condições mais fracas.

Antes da elaboração do projeto, Pedro Salomão vinha trabalhando, desde 2000, como aluno de doutorado do IME-USP, em uma área relativamente nova da matemática, chamada Dinâmica Simplética. Como forma de aprimorar seus estudos nesse meio, Pedro fez pós-doutorado de 18 meses no Courant Institute, na New York Institute, lado a lado com um dos fundadores dessa nova área.

Já em 2009, Pedro e seus colegas começaram a trabalhar no artigo. Três anos depois, em 2012, chegaram a uma versão boa o suficiente para submissão e em 2015 ela foi aceita e publicada no periódico Inventiones Mathematicae. A premiação do do SBM 2015 aconteceu no dia 28 de julho no auditório Ricardo Mané do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em uma cerimônia durante o 30º Colóquio Brasileiro de Matemática.

Segundo Pedro, o processo de elaboração do projeto foi trabalhoso, mas gratificante. “É como se nós estivéssemos procurando alguma coisa no escuro. A pesquisa matemática é um tema difícil e nunca sabemos exatamente onde vamos chegar”, comentou. “O processo é desgastante, exige muita dedicação para se chegar a um artigo com toda a informação filtrada e apresentada da melhor forma possível e a sensação de dever cumprido é enorme quando terminamos o trabalho e ele está pronto e ben feito”, completou. Sobre o prêmio conquistado, Pedro se mostrou contemplado. “Nós sabíamos que a concorrência era grande e que existia uma chance para nosso projeto. Eu fiquei muito feliz de terem escolhido nosso trabalho. É um reconhecimento muito bom”, afirmou.