Ex-aluna do Dante é 1º lugar na Unesp e 2º na UnB

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 10:48

Com o objetivo de estudar em um curso da área de Humanas, com foco em Direito – um dos cursos mais concorridos nos vestibulares brasileiros –, a ex-aluna Ana Carolina Paixão de Queiroz, formada em 2015 no Colégio Dante Alighieri, foi aprovada em 1º lugar em Relações Internacionais na Unesp e em 2º lugar em Direito Integral na UnB. No entanto, inclinou-se por uma terceira opção: Direito Matutino na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em entrevista ao Dante, Ana Carolina falou a respeito da sua escolha, como o Colégio auxiliou na sua decisão e sobre os primeiros dias em sua nova fase acadêmica.

– Como surgiu o interesse pela área e pelo curso?
Eu sempre gostei da área de Humanas, especialmente de História. Quando entrei no Ensino Médio, passei a gostar também de Sociologia e Filosofia, que foram fundamentais para eu decidir minha área. Tenho muitos gostos, que vão da robótica à leitura, e foi difícil escolher, mas sempre gostei de argumentação, queria uma formação que me oferecesse muitas opções. Assim, prestei em algumas áreas de Humanas, e acabei escolhendo Direito.

– Quais vestibulares foram prestados e em que universidades você foi aceita?
Além de fazer o Enem, prestei Fuvest (USP), Vunesp (Unesp) e Comvest (Unicamp). Fui aceita em todas as faculdades na minha primeira opção. Passei em Direito Matutino na USP (SanFran) e em Economia Integral na Unicamp; com a nota do Enem, no Sisu, fiquei em 2º lugar na ampla concorrência de Direito Integral na UnB e, por fim, em 1º lugar em Relações Internacionais na Unesp.

– Como se deu a escolha da universidade em que você iria estudar?
Foi complicado escolher, porque a UnB sempre foi minha primeira opção, especialmente pelo fato de ser fora de São Paulo. No entanto, conversei com professores da escola e veteranos das duas faculdades, e, quando coloquei na balança, a USP pesou mais. Agora, todos os dias, vou para o Largo São Francisco ter aula nas Arcadas.

– Como foram seus primeiros dias nessa nova fase de sua vida?
Minhas aulas começaram há poucos dias e estou gostando muito. São temas dos quais gosto e muitos professores trabalham com seminários, o que torna a aula mais interessante. Os veteranos nos ajudam bastante, fiz amizade com vários calouros, me engajei com handebol feminino e com projetos de extensão, que visam aplicar na sociedade o conhecimento aprendido em sala. Do que mais gostei foi exatamente isto: devolver para a comunidade o dinheiro dos impostos que ela paga e que, geralmente, não têm retorno.

Ana Carolina Paixão de Queiroz