Estações do Sentido: 8º ano vai ao Teto Verde para aula prática sobre sistema sensorial

Publicado em 5 de maio de 2022 às 9:44
Categorias: , ,

No 8º ano, um dos conteúdos curriculares de ciências da natureza é o chamado sistema sensorial, que compreende os estímulos, os órgãos do sentido, as sensações, a sensibilidade e os sentimentos relacionados a essas percepções. Como forma de introdução a esse estudo, os alunos participaram de uma atividade pedagógica denominada “Estações do Sentido”, realizada no Teto Verde nos dias 2 e 3 de maio.

As aulas consistiram em uma sequência de práticas nas quais os estudantes foram expostos a estímulos para a apreensão de sensações pelos órgãos dos sentidos. Dessa forma, o Teto Verde foi dividido em cinco estações, de modo que cada uma era dedicada a um dos cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e gustação.

“Pensamos em fazer uma atividade investigativa de uma forma diferente, baseada nas percepções e sensações que essas estações podem desencadear em cada aluno”, explicou a professora Carolina Lavini, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza. “Eles foram circulando por todo o Teto Verde, identificando esses materiais e registrando o que cada um deles trazia em termos de sensação”, acrescentou.

Estimulando o sistema sensorial

Na estação da gustação, por exemplo, cada grupo de alunos pôde degustar as plantas cultivadas no próprio Teto Verde, como alecrim, manjericão, menta, poejo e tomilho. Em um segundo momento, eles identificaram os sabores e registraram as sensações e os sentimentos pela escrita ou por um desenho. O mesmo processo foi feito nas outras estações, explorando as especificidades de cada sentido.

Dantianos experimentam os sabores das plantas na estação da gustação

“Eu gostei muito porque em cada estação aprendemos a diferenciar os cinco sentidos do nosso corpo”, afirmou o aluno João Carlos Goulart. “Na estação do tato, conseguimos distinguir o que era áspero e liso. Já na estação da gustação vimos que as plantas podem ter gostos diferentes. Por exemplo, a menta tem um gosto mais refrescante e amargo, enquanto o alecrim tem um gosto mais adocicado”, explicou.

Após a atividade prática, os alunos retomarão o conteúdo em sala de aula com mais subsídios para se aprofundarem no estudo do sistema sensorial. “Tudo isso foi bem interessante para trabalharmos a ideia da memória e entendermos como o cérebro está envolvido na interpretação dos sentidos. A partir dessa atividade, vamos estudar como os estímulos externos chegam ao nosso corpo e são levados até o cérebro, que faz a interpretação deles”, projetou o professor Gabriel Duarte.

, ,