Em Piracicaba, 7º ano conhece bairro italiano

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 18:19

Alunos do 7º ano do Colégio Dante Alighieri visitaram o bairro italiano de Santa Olímpia, em Piracicaba, em 28 de setembro, a fim de realizar uma atividade integrada dos departamentos de Geografia e de Italiano.

Em meio aos estudos sobre as regiões do Brasil, os estudantes foram conhecer um local do Sudeste marcado pela imigração italiana. As famílias que moram no bairro de Santa Olímpia têm origem na região do Trentino (na Itália).

“Na atividade, os alunos veem a história da imigração italiana nesse pedaço do Brasil. As pessoas do bairro expõem suas trajetórias aos alunos, tratando de suas origens na Itália, da ocupação e do povoamento de Piracicaba. Elas também falam sobre a cultura, a língua e os hábitos alimentares italianos, além de realizarem apresentações de coral e de danças”, explicou o professor Everaldo Marino Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia.

No que tange à Geografia, os estudantes, munidos de um caderno de campo para dirigir a observação e o aprendizado, puderam ver de perto o cultivo da cana-de-açúcar (inclusive, recebendo explicações de como ela é plantada e sobre os usos do solo) e a produção de cachaça artesanal. Quanto à paisagem física, os alunos entraram em contato com resquícios da Mata Atlântica.

“A intenção é que os alunos enxerguem, na realidade, parte do que vimos em aula. Poder observar in loco, produzir o caldo da cana, por exemplo, é o máximo para eles. Nessa atividade, os estudantes também conferem o papel do imigrante, esses traços de italianidade, dessa cultura, presentes. Além disso, estudamos uma atividade econômica. No caso, a exploração da cana-de-açúcar, usada principalmente para a produção de açúcar e de etanol, o que não deixa de produzir um impacto ambiental”, afirmou o professor Everaldo.

no images were found