Em excursão a Paranapiacaba, 7º ano estuda geografia física e humana

Publicado em 15 de junho de 2012 às 18:47

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri participaram de uma excursão à Vila de Paranapiacaba (em Santo André) no mês de junho, ocasião em que puderam estudar, na prática, conceitos de geografia física e humana. Os 143 estudantes inscritos na atividade foram divididos em duas turmas, que visitaram o local em datas diferentes.

Segundo o professor Everaldo Marino Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia, na parte de estudos físicos da viagem, os alunos viram diferentes formas de relevo (mares de morros, por exemplo) e verificaram a característica das condições climáticas, ilustrada na umidade e na neblina constante da região da Mata Atlântica. Para terem contato com essa paisagem natural, os estudantes realizaram uma trilha. Gabriela César, do 7º ano E, ficou maravilhada com a vista proporcionada pelo passeio. “Foi cansativo, mas a professora havia avisado que a vista iria compensar o esforço. E compensou mesmo, achamos a vista muito linda”, disse.

Já na parte humana, os alunos conheceram a estação ferroviária de Paranapiacaba. Nos primeiros anos do século XX, essa ferrovia era utilizada para escoar a produção do interior de São Paulo (principalmente de café) até o Porto de Santos.  “Os alunos passaram a reconhecer a importância desse comércio de produtos para o Brasil e para o exterior”, explicou o professor Everaldo.

No local, os estudantes tiveram acesso às vilas dos imigrantes que trabalharam na construção e manutenção da ferrovia. Os irlandeses, donos dos mais altos cargos, ocupavam as melhores casas, em vilas planejadas. Já os operários portugueses, italianos e espanhóis tinham que se contentar com moradias mais precárias e desorganizadas.

“Queríamos dar aos alunos um contato próximo de uma paisagem mais física e de outra mais humanizada, mostrando a tecnologia da época da construção da ferrovia, no século XIX”, afirmou o professor Everaldo.“Eles aprenderam o traçado de uma cidade planejada e tiveram acesso a toda tecnologia do século XIX trazida pelos ingleses. Por outro lado, viram as difíceis condições de trabalho em uma região de alta umidade”, continuou.

Durante a viagem, os alunos fizeram anotações sobre os temas estudados em um caderno de campo, baseado no qual eles produziram um relatório. As colegas Gabriela César e Lara Ribeiro, do 7º E, registraram as informações, tiraram fotos de todos os lugares visitados e ainda realizaram uma pesquisa na internet para montar um trabalho em power point sobre o passeio.

“Gostei da viagem, porque, quando você vai até o local, tem certeza do que pesquisou. Por exemplo, eu reparei que o clima tropical de altitude realmente é bem frio. E eu também achei a ferrovia muito interessante, pois eu nunca havia andando de trem”, afirmou Gabriela César.