Em estudo sobre ciclo do café, 5º ano visita fazenda

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 14:36

As salas do 5º ano do Colégio Dante Alighieri visitaram a fazenda de café Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, entre os dias 16 e 18 de setembro. A atividade – um estudo de meio – teve o objetivo de ilustrar o conteúdo sobre o ciclo do café aprendido em classe.

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi uma grande produtora de café no século XIX, ligada intimamente ao desenvolvimento da região, visto que a necessidade de escoar o produto para outras cidades maiores fez com que fosse construída entre Jundiaí e o porto de Santos a primeira ferrovia paulista (The São Paulo Railway Company). A fazenda também recebeu muitos imigrantes italianos.

“A Fazenda Nossa Senhora da Conceição é uma fazenda colonial, que manteve sua estrutura da época do café. Como o 5º ano estuda o ciclo do café, levamos os alunos para verem o assunto na prática”, explicou a professor Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano.

Na fazenda, orientados por monitores, os estudantes participaram de diversas atividades e visitaram locais como o museu do café, a igreja, a casa sede, as senzalas, as tulhas, os maquinários para o beneficiamento de café, a casa do colono, o cafezal, entre outros, conhecendo mais a história do ciclo do café, da imigração italiana e da escravidão.

no images were found