Eletivas de música recebem pianista em aula especial

Publicado em 13 de março de 2023 às 9:07

A música brasileira foi tema de uma aula especial para as turmas das eletivas “VocalDante – Música & Cena” e “Prática de banda: uma experiência na performance musical”, na última quarta-feira, dia 8 de março. Na ocasião, os alunos receberam no palco do auditório Miro Noschese o pianista, arranjador e maestro Marcelo Ghelfi para uma conversa que buscou estimular a reflexão sobre a importância do repertório nacional dentro e fora do país.

“Tivemos como intenção propor um encontro que enriquecesse o universo musical dos alunos, apresentando a eles um pouco do panorama da música brasileira, significando conteúdos abordados nas aulas das eletivas. Dessa forma, o Marcelo falou sobre a música brasileira utilizando exemplos práticos no piano”, explica a professora Gabriela Vasconcelos Abdalla, coordenadora de música e de ambas as eletivas.

Pianista Marcelo Ghelfi em conversa com alunos de eletivas de música

Pianista titular da orquestra Brasil Jazz Sinfônica, Marcelo já trabalhou com importantes nomes da cena musical brasileira, como Milton Nascimento, Maria Gadú e Gilberto Gil. Em uma hora e meia de conversa, um dos principais assuntos debatidos foi a importância de se valorizar internamente a música nacional. “Não podemos dizer que somos patriotas sem conhecer a própria cultura, pois ela é o que nos identifica enquanto povo. Não somos fechados para o mundo, mas não podemos deixar nossa cultura morrer.”

Entre pequenas apresentações no piano, em que privilegiou sucessos nacionais como “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, e “O Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia, Marcelo respondeu a dúvidas e curiosidades dos alunos sobre a carreira de músico, discorrendo acerca dos prazeres e dificuldades encontrados no cenário brasileiro. “É fundamental que as escolas se abram para atividades desse tipo. Numa conversa como essa, se 10% das pessoas compreenderem a importância da nossa música, minha participação já terá valido a pena.”

Pianista Marcelo Ghelfi toca para alunos de eletivas de música

Endossando a fala de Marcelo, a professora Gabriela celebrou a iniciativa, destacando a possibilidade de os estudantes interagirem e aprenderem com um profissional do mais alto gabarito. “É de suma importância que possamos abrir espaços para escutar música ao vivo. Ou seja, este momento foi uma oportunidade de vivenciar o repertório brasileiro ao som do piano em alta performance. Nesse sentido, os alunos puderam apreciar e refletir sobre o repertório brasileiro através de uma experiência em sala de aula.”

Pianista Marcelo Ghelfi em conversa com alunos de eletivas de música