Categorias: Ensino Médio, Notícias
A música brasileira foi tema de uma aula especial para as turmas das eletivas “VocalDante – Música & Cena” e “Prática de banda: uma experiência na performance musical”, na última quarta-feira, dia 8 de março. Na ocasião, os alunos receberam no palco do auditório Miro Noschese o pianista, arranjador e maestro Marcelo Ghelfi para uma conversa que buscou estimular a reflexão sobre a importância do repertório nacional dentro e fora do país.
“Tivemos como intenção propor um encontro que enriquecesse o universo musical dos alunos, apresentando a eles um pouco do panorama da música brasileira, significando conteúdos abordados nas aulas das eletivas. Dessa forma, o Marcelo falou sobre a música brasileira utilizando exemplos práticos no piano”, explica a professora Gabriela Vasconcelos Abdalla, coordenadora de música e de ambas as eletivas.
Pianista titular da orquestra Brasil Jazz Sinfônica, Marcelo já trabalhou com importantes nomes da cena musical brasileira, como Milton Nascimento, Maria Gadú e Gilberto Gil. Em uma hora e meia de conversa, um dos principais assuntos debatidos foi a importância de se valorizar internamente a música nacional. “Não podemos dizer que somos patriotas sem conhecer a própria cultura, pois ela é o que nos identifica enquanto povo. Não somos fechados para o mundo, mas não podemos deixar nossa cultura morrer.”
Entre pequenas apresentações no piano, em que privilegiou sucessos nacionais como “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, e “O Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia, Marcelo respondeu a dúvidas e curiosidades dos alunos sobre a carreira de músico, discorrendo acerca dos prazeres e dificuldades encontrados no cenário brasileiro. “É fundamental que as escolas se abram para atividades desse tipo. Numa conversa como essa, se 10% das pessoas compreenderem a importância da nossa música, minha participação já terá valido a pena.”
Endossando a fala de Marcelo, a professora Gabriela celebrou a iniciativa, destacando a possibilidade de os estudantes interagirem e aprenderem com um profissional do mais alto gabarito. “É de suma importância que possamos abrir espaços para escutar música ao vivo. Ou seja, este momento foi uma oportunidade de vivenciar o repertório brasileiro ao som do piano em alta performance. Nesse sentido, os alunos puderam apreciar e refletir sobre o repertório brasileiro através de uma experiência em sala de aula.”