Educomunicadora apresenta estudo em congresso

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 15:20

A assessora de educomunicação do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, Barbara Endo, participou, entre os dias 3 e 5 de julho, da etapa regional do congresso de comunicação Intercom, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Durante o evento, realizado na Unesp de Bauru, a jornalista apresentou um trabalho e participou de uma oficina de telejornalismo.

O estudo apresentado por ela, denominado “Essencial ou acessório? O uso do jornalismo em programas de entretenimento”, consiste em uma análise da presença e da relevância de conteúdo jornalístico em três programas de entretenimento matinais, dos quais dois brasileiros e um espanhol. (clique aqui para acessar o material de apoio da apresentação e aqui para acessar o resumo do projeto)

Barbara explicou que o seu estudo e a oficina de que participou condizem com a metodologia de ensino na área de educomunicação do Colégio, inclusive na oficina Dante em Foco, da qual é uma das orientadoras. “O trabalho que apresentei foi uma análise de mídia, atividade cuja prática estimulamos muito com os alunos, pois é um modo de entender de modo mais crítico o que a imprensa veicula”, explicou. “Como também trabalhamos bastante a produção de matérias em formato televisivo, também poderemos tirar grande proveito do aprendizado da oficina de telejornalismo de que participei.”