Educação ambiental: alunos do Maternal 2 se divertem durante saída pedagógica para Cia. dos Bichos

Publicado em 21 de novembro de 2022 às 13:49
Categorias: , ,

Entre os dias 9 e 10 de novembro, o Colégio Dante promoveu para os alunos do Maternal 2 uma saída pedagógica para a Cia. dos Bichos, uma minifazenda localizada no município de Cotia que tem como objetivo promover a interação com diferentes tipos de animais.

Desde o início do ano letivo, as crianças estão aprendendo sobre os diversos animais que habitam o planeta Terra. Elas chegaram a visitar, inclusive, a exposição “Planeta Inseto” do Instituto Biológico . Assim, a excursão para a Cia. dos Bichos teve o objetivo de concluir os estudos sobre o tema e, a partir da aproximação com a natureza, despertar a consciência ambiental.

Os alunos entraram em contato com animais de diferentes espécies e tamanhos, como cavalos, coelhos, búfalos, cabras, porcos, vacas, ovelhas, cisnes, galinhas e até avestruzes. Além de alimentar alguns deles, as crianças andaram a cavalo, passearam de charrete, ordenharam as vacas, visitaram o berçário e se divertiram no playground do espaço.

Experiências significativas

“Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer os animais do campo de perto. As crianças estão rodeadas de produtos da fazenda em seu cotidiano, mas não tem ideia de onde eles vêm”, conta a professora Camila Pereira, coordenadora do Maternal 1 e 2.

Durante a visita, os monitores do espaço fizeram uma apresentação didática sobre os animais do local e destacaram a importância da preservação do meio ambiente, além de proporcionar o momento mais aguardado pelas crianças: a vivência com os bichos.

Segundo a coordenadora Camila, por meio da educação ambiental, as crianças aprendem observando os animais e seus respectivos comportamentos, o que desperta o interesse e contribui para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o meio ambiente. “O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil pois estimula a adoção de práticas sustentáveis e, sobretudo, o bem-estar emocional das crianças.”

, ,