ECCE participa de atividade da Semana do Cinema Italiano no Mundo

Publicado em 17 de junho de 2021 às 17:14
Categorias: , ,

Do dia 14 ao dia 20 de junho é celebrada a Settimana del Cinema Italiano nel Mondo, cujo tema deste ano é “Fare Cinema 2021”. Por isso, o Consulado Geral da Itália em São Paulo e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo organizaram o evento “A Cena em Cena”.

A proposta do evento foi dividida em duas partes:

• A primeira é a exibição de dois filmes italianos – “Tito e gli Alieni” e “Padrenostro” –, ambos com a cenografia feita pelo italiano Paki Meduri, ao Colégio Dante Alighieri, ao CIEE, à Scuola Italiana Eugenio Montale, ao Palmeiras, à Unicamp e à USP, ao longo da Settimana
  • A segunda é um bate-papo com o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e o premiado cenógrafo Paki Meduri, que será realizado de forma on-line, ao vivo e em duas datas pelo canal oficial do YouTube do Consulado Geral. Na sexta-feira, dia 18 de junho, às 10h, eles irão conversar sobre os trabalhos de Meduri e os desafios da cenografia dentro da produção cinematográfica. Já no sábado, dia 19 de junho, ao meio-dia, o papo terá como tema o contexto do cinema italiano contemporâneo.

Angela Angoretto, coordenadora do programa bicurricular italiano ECCE, conta que para os alunos do 6º, 7º e 8º ano do ECCE foi escolhido exibir, ao longo da semana, apenas o filme “Tito e gli Alieni”, por uma adequação da faixa etária das crianças à temática de “Padrenostro”.

“É uma grande oportunidade para os alunos terem contato com o cinema italiano contemporâneo, ainda mais porque o filme não foi passado nas salas de cinema do Brasil. A legenda foi feita especialmente pelo Consulado e Instituto Italiano de São Paulo”, comenta.

O cônsul-geral italiano inclusive gravou um vídeo em agradecimento aos alunos do Dante por participarem da celebração do cinema italiano.

Depois dos eventos, os alunos do ECCE terão uma atividade de conversação em italiano para discutir o filme, que trata da história de uma jovem adolescente italiana de 17 anos e seu irmão caçula, de 7, que após perderem o pai se mudam de Nápoles para morar com um tio em Nevada, nos Estados Unidos. Trata-se de uma jornada de afeto, encontros e relações familiares, com um toque de misticismo.

Assistam ao trailer abaixo:

Festival de Cinema Italiano

Quase que concomitantemente à Settimana del Cinema Italiano nel Mondo, acontece do dia 17 ao dia 27 de junho o Festival de Cinema Italiano no Brasil. O evento é novamente on-line e disponibiliza uma programação recheada de títulos italianos inéditos no Brasil por meio da plataforma Looke.

Faça da sua sala um cantinho do cinema e aproveite o melhor da sétima arte italiana.

, ,