E.E. de São Paulo visita Dante em projeto especial

Publicado em 23 de março de 2015 às 9:36

Um grupo de alunos da Escola Estadual de São Paulo visitou o Colégio Dante Alighieri na manhã do dia 18 de março para conhecer como é feito o processo de coleta seletiva na escola e entender melhor a importância dessa prática em nossas vidas.

Guiados por Joaquim Félix Neto – gerente de Almoxarifado e Patrimônio e responsável pelos projetos ambientais do Colégio – os estudantes visitaram a instalação onde são feitas a coleta, a separação e a manutenção dos resíduos, trabalho que começou há 16 anos no Dante. Lá, conheceram também o projeto de compostagem – processo de transformação de resíduos orgânicos em substâncias ricas em nutrientes – pelo qual os 300 kg produzidos diariamente no Colégio serão usados como composto para a horta orgânica que será instalada no telhado do edifício Ruy Barbosa.

Em seguida, Joaquim ofereceu aos estudantes algumas dicas e estratégias de como implementar um processo de coleta semelhante em sua escola, destacando ações como a realização de uma pesquisa sobre a quantidade de resíduos produzidos diariamente, a implementação da separação entre papel, plástico, metal e alumínio e a forma correta como todo esse material deverá ser descartado ou reciclado.

“Essa troca de experiências faz com que cada um saia com a ideia de que é necessário tomar ações de cidadania, principalmente na fase escolar”, comentou Joaquim. “Com isso, vamos levar essa consciência ambiental para o nosso dia a dia, repensar nossas ações e entender como isso afeta nossa sociedade”, completou.

Por fim, os alunos visitaram o Museu de História Natural onde viram um modelo da Mata Atlântica e aprenderam qual a importância de lidar melhor com os resíduos produzidos para preservar a natureza e o habitat de diversos animais. “O legal dessa visita é que os alunos acompanham uma aula de educação ambiental prática, na qual é possível ver de perto os efeitos da produção de resíduos no ambiente”, disse Nedir Fernandes, professor de Geografia da Escola Estadual de São Paulo.

André Soares, professor de Artes da Escola Estadual de São Paulo, ressaltou o valor de conhecer um projeto de coleta seletiva em estágio avançado como o do Colégio. “Os alunos puderam ver que é possível implementar algo parecido na escola e nas suas próprias casas”, comentou. O aluno Daniel Barbosa, da 3ª série da Escola Estadual, afirmou que a visita foi muito informativa e esclarecedora. “Nós conhecemos uma nova visão deste assunto e vamos poder levar essa experiência para o nosso projeto”, comentou.

no images were found