Discursos emocionantes e premiações marcam colação de grau da High School

Publicado em 9 de dezembro de 2022 às 17:42
Categorias: , , ,

Em cerimônia marcada por momentos de muita emoção, o Dante celebrou na noite do dia 5 de dezembro a colação de grau da 12ª turma da High School, programa implementado em 2009 no Colégio e que hoje funciona em parceria com a University of Missouri, uma das universidades mais bem avaliadas dos Estados Unidos.

Realizado no Ginásio Túlio Nelson Canali, o evento contou com a presença dos familiares, dos alunos do curso internacional e de duas mesas diretoras. Uma era formada pelo presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, e pelas professoras Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, e Elenice Ziziotti, diretora de Relações Humanas e Convivência. Já a outra foi composta pelos professores Rossella Beer e Robert Garner, respectivamente, coordenadora e assistente de coordenação dos cursos de Elementary, Middle e High School, além da diretora-executiva da Mizzou Academy, dra. Kathryn Fishman-Weaver, e da diretora de operações da University of Missouri no Brasil, Renata Vaccari.

Palavras emocionadas

A cerimônia teve início com um discurso do presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, que ofereceu um conselho aos recém-graduados. “Gostaria de pedir a vocês algumas coisas: aperfeiçoem-se cada vez mais. O mundo é difícil e não é justo, e vocês sofrerão injustiças ao longo da vida. Porém, quanto mais preparados e mais conhecimento de uma outra língua tiverem, mais fácil será a vida de vocês. Tenho muito orgulho de todos vocês.”

Em seguida, ao som das marchas do maestro John Philip Sousa, a professora Rossella Beer falou sobre sucesso sob a ótica de ícones estadunidenses, como Benjamin Franklin e Steve Jobs, complementando com um recado para os alunos. “Sucesso tem a ver com melhorar o mundo, ser apaixonado pelo que fazemos e lutar pelo que é importante para vocês, de tal forma que contagiem os outros e consigam dançar nessa marcha de sucessos com enorme empatia, que acredito ser uma habilidade extremamente importante no século 21. Dessa forma, vocês terão o respeito das pessoas e também serão bem-sucedidos. Que vocês sejam muito felizes e que nenhum obstáculo vença esse embalo contagiante. Parabéns, queridos alunos!”.

Por sua vez, a diretora-executiva da Mizzou Academy, dra. Kathryn Fishman-Weaver, parabenizou os jovens dantianos pela trajetória de aprendizado durante a High School. “Como graduados do Dual Diploma Program, vocês estão prontos para fazer uma diferença positiva no mundo. Nosso planeta precisa de agentes de mudança exatamente como vocês.”

Além disso, ela elogiou os feitos dos alunos Gabriela Fanganiello, Felipe de Moraes e Mariana Sarmento Silva em sua participação na National Honor Society (NHS), organização estadunidense que se dedica a reconhecer estudantes que apresentam desempenho acadêmico de destaque ao longo do Ensino Médio. “Os alunos do Dante são líderes prontos. Vocês não estão esperando para mudar o mundo, vocês já estão engajados em um trabalho significativo. Parabéns!”.

A última docente a discursar foi a professora homenageada da High School, Denise Smith, que fez sua fala em inglês, destacando a evolução de seus aprendizes no decorrer do curso. “Posso dizer em letras maiúsculas e garrafais: tenho orgulho de vocês por nunca terem desistido, por toda a dedicação e por fazerem o possível para desabrochar seus talentos. Pude ver sua incrível melhora por todo esse excepcional programa. Agora, meus queridos, que comece a vida profissional de vocês.”

Depois, foi a vez de os quatro oradores da turma, Maria Eduarda Palomba, Maria Luísa Corrêa Vicentin, Mariana Sarmento Silva e Vitor Cartágenes, darem seu depoimento, também em inglês. Os jovens se dividiram para declamar o texto escrito em conjunto, no qual relembraram os desafios enfrentados durante sua trajetória, como o estudo simultâneo de dois currículos e a pandemia.

Ressaltaram ainda as competências desenvolvidas por meio de cada disciplina, agradecendo aos professores pelo aprendizado adquirido ao longo do programa. “Podemos dizer que, mesmo com alguns problemas durante esses anos, foi muito importante não apenas desenvolver nosso inglês, mas também consolidar importantes valores, como empatia, habilidades sociais e trabalho em equipe.”

Prêmios e diploma na mão

Todos os graduados receberam em seus canudos mensagens escritas por seus professores, além de seus diplomas. Houve também prêmios entregues aos alunos que atingiram o GPA (Grade Point Average) máximo, o que significa que tiveram excelência acadêmica; e aos estudantes que receberam o bóton da National Honor Society.

A cerimônia contou ainda com uma apresentação do cantor e pianista Fernando Patau, seguida por um coquetel para alunos e familiares celebrarem o desfecho de uma importante etapa na vida dos jovens dantianos.

Confira os alunos premiados por atingirem o GPA máximo:

Maria Eduarda Palomba
Maria Luísa Corrêa Vicentin
Mariana de Moraes Sarmento Silva
Vitor Lima Cartágenes

Colação de grau da High School

Confira os alunos que receberam o bóton da NHS:

Cecília Balarin de Siqueira
Felipe Bezerra Velasco