Desbravando Manaus: 3ª série amplia conscientização ecológica em viagem pedagógica

Publicado em 8 de agosto de 2023 às 16:05
Categorias: ,
Formandos da 3ª série viajam a Manaus

A emergência climática é um dos temas mais trabalhados ao longo do Ensino Médio, com destaque para os problemas decorrentes do aquecimento global. Assim, de forma a estimular a conscientização ambiental por meio de uma experiência de campo, o Dante promoveu aos alunos da 3ª série uma viagem a Manaus (AM), realizada entre os dias 19 e 23 de junho. 

Com apoio da agência NR Viagens, a saída pedagógica é fruto da parceria entre os diferentes componentes curriculares, que, liderados por biologia e inglês, organizaram atividades alinhadas ao projeto interdisciplinar da série, cujo tema é “Amazônia e a emergência climática”. 

A viagem contou com visitas a diversos pontos turísticos, como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Museu da Amazônia, o Bosque da Ciência, o encontro das águas (local em que os rios Negro e Solimões se cruzam), o Lago das Vitórias-Régias, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e a plataforma boto-cor-de-rosa, além de uma saída com destino ao município de Presidente Figueiredo para contemplação de cachoeiras e corredeiras da região. 

Maior floresta equatorial do mundo, a Floresta Amazônica exerce um papel central no combate ao aquecimento global graças à sua capacidade de retenção de carbono, que pode ser ameaçada pelo desmatamento ilegal. “Estar lá é a melhor forma de conscientizar os alunos sobre a importância da floresta. Ver toda aquela riqueza de biodiversidade é impactante para eles. É uma experiência para a vida inteira”, afirmou a professora Paula Reis Galvão, coordenadora de biologia. 

Para além da conscientização ambiental, a viagem proporcionou aos formandos de 2023 um aprofundamento de tópicos ligados à Amazônia e à sustentabilidade, recorrentes nos últimos vestibulares. “É um tema que contempla boa parte dos componentes curriculares. Foi uma experiência muito propícia para o momento da vida deles”, frisou a coordenadora de inglês, professora Milena Carmona, que acompanhou os alunos durante todos os passeios em Manaus. “A viagem vem como uma inspiração, porque precisamos desses jovens para pensarem em possibilidades e futuras ações que salvem o que nos resta de natureza”, acrescentou. 

Um despertar para a realidade

Entre os formandos, a viagem foi considerada um sucesso, e o relato de alguns deles corrobora a fala das professoras. “A cidade em si me impressionou bastante, é muito bonita. Adorei conhecer o teatro e ver a natureza – fomos nas cachoeiras e foi superlegal. A biodiversidade que temos no nosso país é impressionante. A viagem me fez refletir muito sobre a vida e sobre procurarmos entender outras culturas”, contou Maria Luiza Zancopé, da 3ª D. 

Seu colega de turma, Luca Floridia disse que a viagem serviu como instrumento de conscientização ambiental. “O que mais achei interessante foi constatar a imensa biodiversidade da fauna e flora. Sempre ouvimos falar sobre a Amazônia, mas, quando você chega lá, a sensação é totalmente diferente – é um choque de realidade. O contato com a natureza é essencial para termos essa noção de que precisamos cuidar do meio ambiente.”

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!