Dantianos recebem credenciamento para apresentar projetos no Fórum de Astronomia, Ciências e Tecnologia da Mostra CMD

Publicado em 23 de novembro de 2022 às 15:52
Categorias: , ,

Com credenciamento obtido a partir da FeNaDANTE, três estudantes do Cientista Aprendiz participaram, de forma remota nos dias 3 e 4 de novembro, do FACT – Feira e Fóruns de Astronomia, Ciência e Tecnologia, um evento criado pela Mostra CMD – Mostra Científica e Tecnológica do Colégio Mãe de Deus, localizado em Londrina, no Paraná.

O objetivo do evento era proporcionar momentos de interação, compartilhamento e formação entre jovens, de modo a promover o debate sobre a importância da ciência no cenário nacional e internacional, quer seja na busca por soluções, quer seja na melhoria da qualidade de vida das pessoas, do meio ambiente e da sociedade, assim como destacar a importância da presença dos jovens no campo científico.

A dinâmica do fórum ocorreu da seguinte maneira: após enviarem para a entidade organizadora do evento os arquivos referentes ao projeto credenciado, os alunos assistiram à apresentação dos projetos dos demais participantes e depois, durante aproximadamente dez minutos, apresentaram seus respectivos trabalhos. Por último, os avaliadores deram sugestões para possíveis melhorias e fizeram suas considerações finais.

FeNaDANTE abrindo portas

Os dantianos participantes do evento foram: João Pedro Marcacini, da 3ª série E, pelo projeto “Produção de bioplástico a partir de lixo orgânico residencial: uma alternativa para plásticos de uso único”, que obteve o 1º lugar em Ciências Biológicas; Gabriela di Mattei Gallo, da 1ª série D, pelo projeto “Terraplanagem: Um jogo para o Brasil”, que, além de ter sido publicado na revista Astro, ganhou o 2º lugar em Ciências Exatas e obteve um credenciamento para a feira Expocetti; e Felipe Marques Campora, da 1ª série D, pelo projeto “Dando Luz ao Espaço: Desenvolvimento de Comunicação por Luz Visível para Utilização Espacial”, que foi publicado pela revista Astro e obteve credenciamento para a feira Milset.

Uma vez que o plástico é prejudicial ao meio ambiente, o projeto de João Pedro, “Produção de bioplástico a partir de lixo orgânico residencial: uma alternativa para plásticos de uso único”, orientado pela professora de química Naãma Cristina Vaciloto, busca utilizar o lixo orgânico residencial para a obtenção de um filme plástico biodegradável.

Já o projeto “Terraplanagem: Um jogo para o Brasil”, de Gabriela, orientado pela professora de física Cristiane Tavolaro, propõe a criação de um jogo digital de astronomia para ajudar na transmissão do conhecimento astronômico para a população brasileira, com foco principal em refutar a ideia da terra plana.

“A partir de pesquisas, reparei que o conhecimento astronômico, pelo menos aqui no Brasil, não é transmitido de uma forma tão clara, então o aplicativo que pretendo desenvolver busca suprir a carência de informações acessíveis sobre o assunto. Muitas pessoas sabem que a terra não é plana, mas não sabem me explicar quais são os motivos que comprovam tal fato, por exemplo”, explica Gabriela.

Por fim, o projeto de Felipe, “Dando Luz ao Espaço: Desenvolvimento de Comunicação por Luz Visível”, também orientado pela professora Cristiane Tavolaro, objetiva melhorar a comunicação por luz visível no espaço, por meio do desenvolvimento de um sistema VLC (visible light communication), que utiliza dois painéis solares a fim de evitar, sobretudo, a interferência da luz do Sol. Assim, uma vez que apenas um dos painéis receberia o sinal modulado, a obtenção do sinal com menos interferência seria possível a partir da comparação entre os sinais recebidos pelos painéis solares.

“Eu sempre fui apaixonado por astronomia e, ao pesquisar um pouco sobre a área, percebi que havia muitas falhas na comunicação espacial, então meu projeto é voltado para aprimorá-la. Como a primeira etapa do trabalho, que consistiu na construção do transmissor e do receptor, está basicamente concluída, pretendo agora aplicar esses aparelhos em algum simulador para justamente simular como seria essa comunicação no espaço”, frisa Felipe.

Lapidando bons profissionais

No geral, a participação dos dantianos no evento foi positiva e edificante. “Foi bom receber o feedback de pessoas de fora que eu não vejo todos os dias: é importante porque isso avalia a minha capacidade de comunicar uma ideia, e a visão de profissionais externos é sempre bem-vinda. Às vezes eles enxergam algo que pessoas que estão diretamente envolvidas com o projeto não veem”, afirma a dantiana Gabriela.

Imagem: freepik.com

, ,