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Na 2ª série do Ensino Médio, um dos conteúdos curriculares de letramento financeiro é a chamada cidadania financeira, que é o exercício de direitos e deveres que possibilitam ao cidadão gerenciar seus recursos financeiros de modo adequado. Para aprofundar esse estudo, os dantianos também aprenderam sobre práticas ESG – sigla do inglês para Environmental , Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) –, aplicadas em empresas e cujos impactos positivos podem ser sentidos na sociedade.
Assim, ao longo do primeiro semestre, os professores elaboraram atividades com o intuito de estimular a conscientização social e ambiental dos jovens. Nas aulas teóricas, os estudantes conheceram os quatro pilares da cidadania financeira, que são: inclusão, educação, proteção e participação. Para a imersão dos alunos, foram apresentados os diferentes tipos de investidores e empresas, de forma que cada um pudesse se identificar como agente atuante no mercado financeiro.
“A partir disso, eles começam a conhecer quais são as empresas com práticas ESG e conseguem entender suas preferências por algumas delas”, afirmou a professora de matemática Ana Maria Andolfato.
Em outro momento, foi realizada uma pesquisa sobre as empresas brasileiras que estão no topo do mercado e adotam práticas ESG. Essa análise abrangeu os conceitos de capital fechado ou aberto e as influências externas sobre o mercado financeiro. A professora Ana Maria acrescenta: “As aulas englobam progressões de venda de ações, as práticas ESG, empresas de capital fechado e como o mercado pode ser influenciado com acontecimentos mundo afora”.
Depois disso, os jovens fizeram um tour pelo Dante para conhecer de perto as frentes de atuação do Colégio voltadas à sustentabilidade. Em diferentes dias, eles passaram pela compostagem, pelo minhocário, pela estação fotovoltaica e pelo Telhado Verde. Durante as atividades, a técnica de meio ambiente Laura Labaki palestrou sobre as funcionalidades ESG do Colégio Dante.
“É enriquecedor estimular os alunos a enxergar por diversas óticas. Quando o aluno observa o Telhado sob diferentes perspectivas, ele amplia o olhar sobre aquilo. Se isso é feito no Telhado Verde, é possível que seja feito em qualquer outro lugar, tendo assim um ensino completo e integral para vida, que é o que esperamos aqui no Dante”, enfatizou o professor Milton Sgambatti, coordenador de matemática.
Foi uma oportunidade para os alunos conhecerem novos tipos de ações sustentáveis que podem impactar positivamente o meio ambiente e se sentirem inspirados. “Achei muito interessante essa atividade, porque aprendemos as matérias e também aprendemos o lado social e do meio ambiente”, ressaltou o dantiano André Ribeiro, da 2ª série F.
Como desfecho da atividade, os estudantes elaboraram banners sobre as práticas ESG do Dante e a cidadania financeira. Os dados referentes à sustentabilidade do Colégio foram passados aos alunos, que deveriam entregar um material que se comunicasse bem com seus observadores. “Utilizamos cores chamativas e algumas imagens para que o leitor consiga interpretar rápido junto a textos curtos para conscientizar a pessoa que for ler”, explicou o aluno Bruno Peixoto.
Confira abaixo os banners produzidos pelos dantianos, que são o resultado do trabalho desenvolvido em letramento financeiro.