Dantiano que disputou duas Olimpíadas ministra aulas de esgrima no Colégio

Publicado em 22 de novembro de 2022 às 13:09
Categorias:
Roberto Lazzarini e alunos do Dante

Entre os dias 7 e 9 de novembro, as turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de praticar esgrima com um dos nomes mais importantes da modalidade no Brasil: Roberto Lazzarini, representante do país nas Olimpíadas de Seul (em 1988) e de Barcelona (1992), 20 vezes campeão brasileiro e tricampeão sul-americano. Ex-aluno do Dante, ele realizou o sonho de dar aula no Colégio em que se formou e de quem recebeu uma homenagem com a entrada no Hall da Fama dos Esportes, em setembro.

“Eu tinha o sonho de vir dar aula no Dante há algum tempo já. No dia que entrei para o Hall da Fama, conheci os professores do Departamento de Educação Física e falei com o próprio presidente do Colégio [dr. José Luiz Farina] sobre minha vontade de dar aula aqui”, conta Lazzarini.

“Afinal, a esgrima está no DNA da escola. Muitas crianças que estudaram ou estudam aqui têm apresentado sucesso no esporte”, acrescenta, citando nomes promissores da modalidade, como os de Lorenzo Mion, Guilherme e Rafael Melaragno e Guilherme e Maria Luiza Murray, além de seu filho Bruno.

Técnico e professor no Esporte Clube Pinheiros desde os anos 1980, Roberto Lazzarini está acostumado a treinar as categorias de base. No Dante, ao longo dos três dias de atividade, ele apresentou aos alunos os equipamentos utilizados pelos esgrimistas, como o florete e a máscara de proteção, ensinou os fundamentos básicos e notou potenciais novos talentos para a modalidade.

“Na parte prática, eu mostrei o que são os deslocamentos [passo à frente e passo atrás] e o afundo, que é o movimento de ataque. Dessa pequena mostra, já consegui visualizar alguns alunos que podem se tornar bons atletas se praticarem esgrima”, explica o ex-esgrimista, emocionado neste retorno à escola na qual estudou entre 1967 e 1979.

“Hoje, eu vejo o quanto a parte esportiva evoluiu e fico emocionado. Estou muito feliz e honrado por entrar no Hall da Fama e por ter a oportunidade de dar aula aqui. Sempre tive o Dante nas minhas lembranças, e o bacana é perceber que eu nunca deixei o Dante também. É um sentimento muito legal o que eu sinto pelo Colégio”, conclui Roberto Lazzarini.

Roberto Lazzarini