Dantiano é bicampeão brasileiro de duas categorias no polo aquático

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 16:47
Categorias:
Dantiano Ricardo Duarte foi campeão brasileiro de polo aquático nas categorias sub-14 e sub-18

No último mês, o aluno Ricardo Duarte, do 9º ano, foi campeão do Campeonato Brasileiro de polo aquático nas categorias sub-14 e sub-18. Competindo pelo Clube Athletico Paulistano, o dantiano faturou duas medalhas de ouro, destacando-se por atuar na defesa. As duas competições ocorreram em solo paulista, uma em Jundiaí e outra na capital.

Atuando pelo time sub-14, Ricardo contou o maior desafio da equipe na competição, além de jogar em outra cidade. “No campeonato sub-14 nós enfrentamos o time da BDA na fase de grupos e perdemos para eles numa partida bem difícil. Avançamos de fase, e quando chegamos à final enfrentamos o mesmo adversário de quem tínhamos perdido, mas nós nos reunimos, ficamos assistindo e revendo o jogo que perdemos, reparamos nos erros e no final saímos campeões.”

Por essa categoria, outros dois alunos do Dante se sagraram campeões nacionais: João Pedro Horst, do 9º ano, que foi artilheiro da competição, e Enrico Sucupira Capozzielli, do 8º ano.

Pelo Campeonato Brasileiro sub-18, além de Ricardo Duarte e João Pedro Horst, o recém-formado Carlo Martinelli e Rafael Sucupira Capozzielli, da 2ª série do Ensino Médio, representaram o Dante na equipe do Paulistano.

Ricardo ressaltou a importância de observar o melhor time de seu clube enquanto aguardava para entrar nas partidas. “Jogar com o elenco sub-18 foi uma ótima experiência, foi muito bom ver os melhores jogando enquanto eu estava no banco. Deu para absorver bastante conhecimento e ganhar bastante experiência”.

Além do impacto no esporte, os treinamentos fazem muita diferença para o aluno do Dante, pois influenciam positivamente na disciplina e no comprometimento. “O esporte me influencia bastante no Dante também, porque temos um técnico muito rígido com o respeito e com a disciplina dos atletas. Isso me ajuda bastante a conseguir conciliar o tempo de estudo e prestar bastante atenção nas aulas, o que é muito importante pra mim”, contou o bicampeão.