Dantianas conquistam bronze inédito para o Colégio na Climate Science Olympiad

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 17:55

O Colégio Dante Alighieri conquistou um resultado expressivo em sua primeira participação na Climate Science Olympiad, cujo objetivo é estimular os estudantes a pensar em soluções para problemas climáticos. Em outubro, as alunas Luísa Barros e Bruna Resnik, da 2ª série D, e Letícia Mayumi e Regina Soares, da 3ª série D, ganharam medalha de bronze ao terminarem entre as cem duplas finalistas, com o 65º e 74º lugares, respectivamente.

De origem britânica, o evento internacional teve a participação de 55 mil estudantes de mais de cem países e foi realizado em quatro etapas, todas on-line e em inglês. As duas primeiras consistiram em quizzes com questões de múltipla escolha, enquanto a terceira apresentou perguntas que tinham de ser respondidas em até três horas. Na final, as cem melhores duplas escreveram uma proposta sobre um grande problema climático.

Como forma de preparação, as dantianas fizeram o download de um quiz da própria olimpíada e estudaram o relatório de 2022 do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), fornecido pela coordenadora de biologia, a professora Paula Reis Galvão. Além disso, as estudantes contaram com o suporte de professores de outros componentes curriculares, como química, geografia e inglês.

“Aprendemos bastante com o material que o próprio Dante forneceu, como o relatório do IPCC, além de termos ficado horas treinando pelos exercícios do aplicativo da Climate Science”, disse Bruna Resnik. Sua parceira de dupla, Luísa Barros, celebrou o aprendizado obtido durante os testes: “Aprendemos muito sobre insegurança alimentar, que foi o tema da última fase, e sobre Angola e Zâmbia – o que esses países têm em relação à infraestrutura de distribuição de alimentos e como poderíamos fazer para melhorar a situação em que eles se encontram atualmente”.

A proposta do evento, de instigar os alunos a buscar saídas para questões climáticas, foi elogiada por Letícia Mayumi. “Fiquei feliz porque escutamos muito na escola sobre os problemas do clima e, nesse trabalho, pudemos discutir bastante as soluções, pesquisar e aprender ainda mais.” Já Regina Soares destacou a superação das dantianas ao longo da olimpíada: “Treinamos muito a nossa escrita e capacidade de pesquisa, porque tivemos que analisar muitos trabalhos científicos, além de escrever em inglês, o que é sempre um desafio”.

Na avaliação da professora Paula Reis Galvão, que propôs a participação do Colégio na Climate Science Olympiad, o desempenho das alunas “demonstra que estamos muito atentos ao que está ocorrendo no mundo.” “É uma olimpíada extremamente competitiva, exigindo que o aluno tenha o domínio do inglês, então valorizamos muito essa conquista. Não adianta ficar só na aula teórica, os alunos têm que pensar em soluções. E o Dante é uma escola que prepara o aluno para a realidade em que está inserido, para ser um agente transformador da realidade.”